Grades foram cortadas com pedaços de serra, diz
direção (Foto: Carlos Franco/ Extra de Rondônia)
Dez presos do Centro de Ressocialização Cone Sul tentaram fugir da unidade prisional, na madrugada deste sábado (10), em Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho. De acordo com a direção, os detentos das celas 10 e 14 da ala B, conseguiram chegar até as cercas laterais da unidade, mas foram contidos com tiros de advertência. Ninguém ficou ferido.
Segundo a direção, o Núcleo de Inteligência (NI) da Polícia Militar recebeu a denúncia de que os presos planejavam uma fuga em massa do presídio. Diante disso, foi organizada uma operação para conter a fuga, com apoio das equipes do NI, Força Tática, Grupamento de Operações Especiais (GOE) e agentes penitenciários.
Por volta das 3h30, os presos serraram as grades das celas e começaram a tentativa de fuga pelo pátio. Os militares e agentes deram voz de parada, que não foi obedecida. Com isso, os militares atiraram para advertir e os apenados foram contidos pela corporação.
O diretor do Centro de Ressocialização Cone Sul, Valdir Tavares, explica que os presos que tentaram fugir foram encaminhados para o banho de sol, e começaram um tumulto durante esta manhã, que também foi debelado. “Para forçar a ida para as celas, começaram a chutar e fazer barulho. Mas as celas estão em manutenção e eles serão alocados em outras”, explica.
Tavares conta que os apenados usaram um pedaço de serra, mas que a unidade não sabe, ao certo, como o objeto entrou na instituição. “A visita é uma das possibilidades. Mas fazemos a ronda todos os dias nas celas e verificamos as grades. Ontem foi feita a ronda, por volta das 20h, e não tinha nada cortado”, salienta.
Forças de seguranças fizeram operação para conter fuga (Foto: Carlos Franco/ Extra de Rondônia)
Segundo o diretor, a unidade irá elaborar o Processo Disciplinar Administrativo, encaminhar para o juízo, que irá avaliar as sanções para os apenados que tentaram fugir do presídio.
Fonte: g1/RO