
Com o intuito de fortalecer a atuação dos policiais penais e garantir a segurança nas unidades prisionais, o governo de Rondônia realizou o treinamento de abordagem policial, em Porto Velho. A capacitação foi realizada em duas turmas: a primeira, nos dias 16 e 17 de maio, com 22 participantes; e a segunda, nos dias 23 e 24 de maio, com 24 participantes. As instruções foram ministradas por policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), responsáveis pela condução do treinamento.
Executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o treinamento visa padronizar os procedimentos de abordagem, revista e condução, garantindo mais segurança e agilidade nas ações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o treinamento reforça o compromisso com a formação contínua dos servidores, contribuindo para a redução de riscos operacionais e promovendo um ambiente mais seguro e profissional.
CAPACITAÇÃO POLICIAL
O treinamento prepara os policiais penais para atuarem em diferentes cenários, desde abordagens rotineiras até situações de alto risco, com agilidade e precisão. A capacitação inclui o domínio de técnicas operacionais e o conhecimento das normas legais que regulam as ações de abordagem.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, essa qualificação é fundamental para que os policiais penais atuem com segurança, técnica e responsabilidade. Além de reforçar a credibilidade do sistema prisional perante a sociedade.

Por Secom – Governo de Rondônia
relacionadas
RJ solicitará apoio do Exército para tirar traficantes de territórios
MPRO participa de reunião institucional com forças de segurança de Rondônia
Segurança pública de Goiás avança na redução da criminalidade