
Em ofício encaminhado ao Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Vereador Nilton Souza, que também é policial penal, sugeriu a inclusão de policiais penais e policiais civis na equipe de segurança do Gabinete Militar, responsável pela proteção do prefeito, da vice-prefeita e de suas respectivas famílias. O pleito está fundamentado na Lei Complementar nº 1.000/2025, que estabelece como função do Gabinete Militar proporcionar segurança às autoridades municipais.
De acordo com o Vereador, os policiais penais e civis possuem qualificação técnica e experiência em operações de alta complexidade, como investigações criminais, repressão de infrações, escoltas e enfrentamento de situações de risco. “Esses profissionais têm amplo preparo e competência para desempenhar atividades estratégicas relacionadas à segurança de autoridades públicas, garantindo eficiência e reforço na proteção institucional do município”, afirmou Nilton Souza.
A proposta, além de fortalecer a equipe de segurança do Gabinete Militar, busca promover a integração entre diferentes segmentos das forças de segurança pública, valorizando o trabalho dos policiais penais e civis. Segundo o parlamentar, essa medida contribuirá para uma política de segurança municipal mais coesa e eficiente, beneficiando toda a sociedade de Porto Velho.
“Integrar esses profissionais à equipe de segurança é um avanço estratégico. Eles possuem uma expertise que agregará muito ao trabalho já realizado pelo Gabinete Militar. Nosso objetivo é garantir uma proteção institucional robusta e ao mesmo tempo valorizar esses servidores essenciais”, destacou o Vereador.
O Vereador Nilton Souza concluiu o ofício solicitando que o prefeito analise a viabilidade da proposta e, caso possível, permita a participação desses profissionais na composição da segurança institucional do município. A medida reforça o compromisso com a segurança das autoridades municipais e a valorização das forças de segurança pública como pilares da proteção e da ordem em Porto Velho.
Sugestão de Pauta
Por Assessoria
relacionadas
Deputado denuncia colega Ribeiro do Sinpol de vazar operação sigilosa da Polícia Civil de Rondônia
Eduardo Bolsonaro comemora intervenção de Fux em audiência com Cid
Interrogatório de Mauro Cid no STF fisga atenção da cúpula do Exército