Após quase 48h, rebelião chega ao fim na Casa de Detenção de Ariquemes

Primeiro visitante ao deixar o presídio na manhã desta segunda-feira (22) (Foto: Jeferson Guedes/G1)Primeiro visitante ao deixar o presídio na manhã desta segunda-feira (22) (Foto: Jeferson Guedes/G1)

Depois de quase 48 horas, chegou ao fim na manhã desta segunda-feira (22) a rebelião na Casa de Detenção de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari de Rondônia. Cerca de 220 presidiários exigiam o afastamento do diretor da unidade, além de outras reivindicações, e foram atendidos durante as negociações. Os familiares de 97 apenados, que permaneciam na unidade desde o último sábado (20) para garantir que os envolvidos no motim não sofressem punições, deixaram o presídio após passar por revista pessoal.

Conforme a Polícia Militar (PM), os cinco presos mantidos reféns foram soltos com o término das negociações. Depois de se entregarem, os apenados se deslocaram até a quadra de esportes da unidade. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça de Rondônia (Sejus), a unidade prisional abriga atualmente 384 presos e 221 estavam rebelados.

Depois que o motim terminou, por volta das 10h, os policiais iniciaram a inspeção em todas as celas para averiguar questões de segurança. Em seguida os detentos seriam revistados para constatar a integridade física e por fim retornar para as respectivas celas.

Conforme a Secretaria Estadual de Justiça de Rondônia (Sejus), as reivindicações dos presos foram atendidas. Dentre elas, os detentos exigiam a exoneração do diretor da Casa de Detenção de Ariquemes, Heber Carvalho dos Santos, e o afastamento de dois agentes penitenciários, que foram substituídos. A conduta dos funcionários será investigada para saber se ocorreu alguma situação de abuso. As visitas das crianças, que foram suspensas devido à superlotação, passarão a acontecer novamente.

Desde o início da rebelião, familiares dos presos e das visitas se deslocaram até o presídio, onde aguardavam por notícias sobre o andamento das negociações. Um dos visitantes ao deixar o local, afirmou que conviveu com momentos de terror durante o período que passou dentro da unidade. “Eles amarraram os presos pelos braços e pernas, depois os reféns foram ameaçados de morte”, relata.

Rebelião está acontecendo há mais de 24 horas (Foto: Reprodução/ WhatsApp)Rebelião durou quase 48 horas em Ariquemes
(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Os presos gravaram um vídeo com cenas de tortura praticada contra um dos apenados que estava mantido refém por cerca de 200 homens. Durante a gravação, os presos relataram que iriam assassinar o colega de presídio e chegaram a agredi-lo. Ao G1, a Sejus informou que todos os presos serão examinados e as imagens de tortura estão sendo analisadas para identificar os agressores, que devem sofrer punições.

Rebelião
De acordo com a Polícia Militar (PM), a rebelião iniciou por volta das 12h do último sábado (20), depois que familiares de 97 detentos entraram no local para o horário de visitas. Os presos quebraram os cadeados das celas e permaneceram soltos no corredor. Nenhum dos visitantes foi mantido como refém. Dois apenados foram amarrados e mantidos reféns no local.

Conforme a PM, um negociador chegou a levar os documentos para cessar a rebelião no final da tarde de domingo (21), mas os presos recusaram e mais três detentos foram feitos reféns. Até o domingo, 11 visitantes deixaram a unidade prisional, o restante saiu na manhã desta segunda-feira.

Ataques
Durante o período em que ocorria a rebelião, três ataques aconteceram no município. Na madrugada de domingo, a PM registrou uma tentativa de incêndio na Biblioteca Municipal. No local, uma faixa de uma organização criminosa foi encontrada. O vidro de um carro foi quebrado e um caminhão teve os pneus incendiados, mas o fogo foi controlado por moradores.

FONTE: G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *