
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta sexta-feira (5) que aeronaves militares venezuelanas serão abatidas se colocarem os americanos em uma “posição perigosa”.
A declaração é feita após dois aviões do país latino voarem perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais na quinta-feira (4). Trump se recusou a dizer a que distância os aviões chegaram dos navios americanos.
“Se nos colocarem em uma posição perigosa, serão abatidos”, pontuou o presidente no Salão Oval da Casa Branca.
Questionado sobre o que aconteceria se a Venezuela sobrevoasse bases navais americanas com jatos, Trump respondeu: “Eu diria que eles terão problemas. Nós os informaremos sobre isso. Ouvimos falar disso, mas ainda não acabou, não como eles descreveram”.
Dirigindo-se ao chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Dan Caine, Trump ressaltou: “Eu diria, general, se eles fizerem isso, você tem a opção de fazer o que quiser”.
“Ok, se eles voarem em uma posição perigosa, eu diria que você pode, você ou seus capitães podem decidir o que eles querem fazer”, ressaltou.
Trump nega mudança de regime na Venezuela
Ainda assim, durante a fala nesta sexta, Donald Trump ressaltou que os Estados Unidos “não estão falando sobre” uma mudança de regime na Venezuela.
Ainda assim, destacou que “estamos falando sobre o fato de que [a Venezuela] teve uma eleição, que foi uma eleição muito estranha, para dizer o mínimo. Estou sendo muito gentil quando digo isso”.
relacionadas
Tagliaferro: “Se tivesse denunciado antes, eu estaria morto”
Vídeo: Policiais Penais são posicionados na porta da casa de Bolsonaro
PRF em Rondônia realiza leilão virtual de veículos oficiais classificados como inservíveis