
O estado de Goiás segue colhendo os frutos de uma política de segurança pública eficiente, coordenada e baseada em inteligência. Em 2024, os homicídios dolosos registraram queda de 11,35% em relação ao ano anterior, passando de 1.004 para 890 vítimas.
O índice representa a maior redução percentual da região Centro-Oeste, conforme aponta o Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os dados são compilados a partir de informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), abastecido diretamente pelos estados.
A taxa de homicídios dolosos em Goiás caiu para 12,11 por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional de 16,64. Atualmente, o estado possui a quarta menor taxa de homicídios do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal.
O resultado confirma que a política de segurança do governo de Goiás vem gerando impactos reais e duradouros no enfrentamento à criminalidade.
Essa conquista é resultado direto do investimento na modernização da segurança pública, do fortalecimento das forças policiais, da valorização dos profissionais e da ampliação da capacidade operacional das corporações.
A atuação preventiva tem sido uma marca da gestão, com foco na desarticulação de facções, no combate ao tráfico de drogas e armas e no uso estratégico de tecnologia e inteligência para identificar e neutralizar ameaças.
A integração entre as polícias Militar, Civil, Penal e Técnico-Científica garante respostas rápidas e eficientes à criminalidade.
Além da expressiva redução nos homicídios, Goiás também lidera o ranking nacional com as menores taxas de crimes patrimoniais.
Em 2024, os furtos de veículos caíram 20,36%, passando de 4.454 para 3.547 ocorrências. A taxa estadual é de 72,00 por 100 mil veículos — quase 60% abaixo da média nacional, que é de 173,52.
Já os roubos de veículos, que envolvem o uso de violência ou ameaça, recuaram 25,27%, com 704 registros, contra 942 em 2023. A taxa de 14,29 por 100 mil veículos é a menor do Brasil.
Os roubos de cargas também apresentaram forte queda, com retração de 65,85%. Em 2023 foram registrados 41 casos, número que caiu para 14 em 2024.
Já os roubos a instituições financeiras permanecem zerados em Goiás pelo segundo ano consecutivo.
A ausência de ataques a bancos, caixas eletrônicos ou cooperativas de crédito é reflexo direto da atuação integrada entre as forças de segurança, que atuam com base em mapeamento de risco, monitoramento preventivo e ações coordenadas de inteligência.
A região Centro-Oeste, como um todo, também se destacou ao registrar pelo segundo ano seguido ausência total de roubos a instituições financeiras. Goiás, no entanto, lidera a região com praticamente todos os indicadores positivos.
Com informações governo de GO
relacionadas
Governo de RO lança aplicativo para fortalecer proteção às vítimas de violência doméstica
Polícia Penal Federal integra operação para combater organização criminosa no Espírito Santo
PRF forma mais de 600 novos policiais para reforçar a Segurança Pública do país