
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acrescentou 72 novas viaturas à sua frota operacional, que serão empregadas no enfrentamento aos crimes ambientais nos nove estados que integram a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O investimento é de R$ 23,4 milhões. Os novos veículos foram comprados com verbas do Plano Amazônia – Segurança e Soberania (AMAS) e serão utilizados prioritariamente em áreas de combate ao garimpo e extração ilegal de madeira.
Antes da aquisição, a PRF já vinha operando no Plano AMAS com efetivo, viaturas e aeronaves próprias. E agora, para tornar o combate aos crimes ambientais mais eficaz e atender às necessidades de cada local, a PRF distribuiu 15 viaturas para Mato Grosso, 13 para o Maranhão, 12 para o Pará, 10 para Rondônia, seis para o Tocantins e quatro veículos para o Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Todas as viaturas possuem tração nas quatro rodas, facilitando a fiscalização em áreas de difícil acesso, e espaço para o transporte de equipamentos utilizados nas operações.
Plano Amazônia – Segurança e Soberania (AMAS)
O Plano AMAS foi lançado pelo Governo Federal em 2023 e é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As ações envolvem diferentes instituições de segurança pública – Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) – de preservação do meio ambiente – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) -, além da Força Nacional de Segurança.
O objetivo é combater os crimes ambientais, como o garimpo e a extração de madeira ilegais, nos nove estados da Amazônia Legal. As ações envolvem o combate ao transporte de materiais e combustível utilizados para a extração dos recursos naturais de forma ilegal, além da desintrusão de Terras Indígenas.
Estatísticas Plano Amas – 1 de julho de 2023 a 28 de fevereiro de 2025:
Ocorrências de crimes ambientais: 1.802
Minério apreendido: 5.082,619 kg
Madeira apreendida: 57.906 m3
Animais domésticos: 1.639
Animais exóticos: 58
Animais silvestres: 1.968
Novas unidades operacionais da PRF
A PRF também construiu duas novas unidades operacionais para fortalecer o trabalho de combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal. O investimento foi de R$ 7 milhões. As novas instalações em Rorainópolis (RR) e Laranjal do Jari (AP) permitem que as equipes da PRF estejam mais próximas dos locais onde é feito o trabalho de fiscalização.
Operação com drones
O próximo passo da PRF na repressão aos crimes ambientais será a utilização de drones nas áreas que integram o Plano Amas. Os equipamentos permitem ampliar as áreas de fiscalização, especialmente aquelas em que é mais difícil o acesso. Além disso, as operações com o uso dos drones otimizam a captura de imagens e informações que permitem à PRF definir com mais eficácia o direcionamento das equipes e ações mais assertivas de prevenção e enfrentamento aos crimes ambientais.
Por PRF
relacionadas
Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que gerenciava consórcios sem autorização
PF combate grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia
Cenas fortes: jovem é executado pela PM de SP após defender esposa grávida