
“Ajustar as contas com o leão” é um modo popular de falar sobre a Declaração de Imposto de Renda . Mas afinal, de onde veio a associação entre leão e imposto de renda?
A resposta é: de uma das mais bem sucedidas campanhas publicitárias do Brasil.
No final de 1979, a Receita Federal buscou uma agência de publicidade para fazer uma campanha divulgando o tributo. Depois de muitas propostas, decidiu-se pela imagem do leão, considerando-se que o animal tinha quatro características muito importantes: 1) é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; 2) é justo; 3) é leal; e 4) é manso, mas não é bobo.
O governo queria, com isso, passar o recado que não seria tolerante com a sonegação.
A propaganda acima foi a primeira da campanha e o apresentador finaliza seu texto afirmando que “o leão é manso e justo para quem faz tudo direito. Palavra de leão”. E foi um sucesso.
Na segunda propaganda veiculada, o narrador afirma que “um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo. Ninguém quer te arrancar um pedaço”.
Em dez anos, foram realizados cerca de 30 filmes com o animal.
A campanha deu certo, mas nem tanto. Mais do que reparar na “lealdade” ou “justiça” do animal, o que acabou chamando mais a atenção do público foi a enorme boca do felino e a sua voracidade.
Leão acabou virando sinônimo não do imposto, mas da própria Receita Federal. Literalmente. Os dicionários, como o da Academia Brasileira de Letras, incluem na descrição do animal, significados como “órgão encarregado da arrecadação do imposto de renda”.
Dúvidas na declaração
A temporada de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2026, ano-base 2025 ainda não começou, mas algumas mudanças programadas devem acontecer neste ano.
Faixa de isenção
Em 2026, uma das maiores dúvidas dos contribuintes é sobre a faixa de isenção. Agora, quem recebe até R$ 5.000 por mês se torna isento, enquanto rendas um pouco acima desse valor entram em um modelo de transição, com redução gradual do tributo. Contudo, essa regra não se aplica à declaração de 2026: valerá apenas para as declarações a partir de 2027.
Por Infomoney

relacionadas
Mora de aluguel? Veja se compensa contratar seguro residencial
Como fazer testamento? Saiba como criar um do zero
União estável: como funciona e qual a diferença em relação ao casamento