12/03/2025

Rondoniaemqap

De olho na política e segurança pública

Policia Penal Federal e a FICCO/ES integram ação contra o crime organizado

Indivíduo, vinculado a facções criminosas, já possuía mandados de prisão preventiva expedidos.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou uma operação realizada neste domingo (09), comandada pela Guarda Civil Municipal de Vitória, que teve início com informações recebidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espirito Santo (FICCO/ES). A operação visava um veículo suspeito de ser utilizado por um integrante de uma facção criminosa.

Durante a abordagem, o suspeito foi preso ao apresentar um passaporte em nome de outra pessoa. Além disso, foi lavrado um auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas, após a apreensão entorpecentes e R$ 170 mil em dinheiro, onde a maior parte do valor estava em cédulas de pequeno valor, reforçando a suspeita de ligação com o tráfico de drogas.

O indivíduo, vinculado a facções criminosas estaduais, possuía mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal de Guarapari, por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e pela 4ª Vara Criminal de Cariacica, por participação em organização criminosa.

FORÇA INTEGRADA

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil.

A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de Policiais Penais Federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.

Por Divisão de Comunicação da SENAPPEN