25/10/2025

Rondoniaemqap

De olho nas principais notícias

Lula critica Trump e afirma que traficantes são vítimas dos usuários também

“Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, escreveu Nikolas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira, que os traficantes de drogas “são vítimas de usuários também”, ao comentar a ofensiva dos Estados Unidos contra o narcotráfico no exterior. Desde o início do ano, o governo de Donald Trump designou vários cartéis como organizações terroristas e, mais recentemente, promoveu ataques letais a embarcações no Caribe e no Pacífico, sem apresentar evidências de que os alvos eram, de fato, “narcoterroristas”. Em entrevista a jornalistas, Lula criticou a iniciativa de Washington na área de domínio de outros países e disse que discutiria “com prazer” o tema num futuro encontro com o presidente americano.

Na entrevista, Lula afirmou que o mundo não pode continuar na “polarização do bem contra o mal” e que o combate ao tráfico de drogas passa também por medidas voltadas aos usuários dos entorpecentes, os quais classificou como “responsáveis” pelos traficantes.

O presidente brasileiro afirmou, ainda, que a Polícia Federal e as polícias estaduais têm formado uma frente contra o tráfico de drogas e de armas e o contrabando. Ponderou, porém, que o combate ao crime transnacional depende da articulação entre os países.

— É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça dos outros países, para a gente fazer uma coisa conjunta. Se a moda pega e cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde vai surgir a palavra respeitabilidade da soberania dos países? Eu preciso discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa — afirmou Lula.

A declaração de Lula, de que os traficantes seriam “vítimas dos traficantes também”, repercutiu entre figuras políticas da direita. Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Junio Amaral (PL-MG) compartilharam trecho da entrevista coletiva do petista no X e ironizaram a comparação.

“Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, escreveu Nikolas.

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que a fala de Lula é “inacreditável” e acusou o petista de “romantizar” o tráfico.

“Talvez na cabeça do descondenado, o traficante seja o novo ‘trabalhador oprimido’. Enquanto o brasileiro luta para sobreviver, o governo prefere passar pano para o crime. O país precisa de justiça, não de romantização do tráfico”, destacou.

Já o senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou a declaração de Lula para imputar ao presidente o ato de culpabilizar vítimas de diferentes crimes.

“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”, destacou.

O deputado estadual do Rio Thiago Gagliasso (PL-RJ) usou o vídeo para atacar o petista como alguém que está “sempre do lado dos criminosos”.

“Da série ladrão rouba pra ganhar um dinheirinho, agora o traficante vende drogas porque é vítima do usuário. Lula, sempre do lado dos criminosos”, afirmou, no X.

O senador Sergio Moro (União-PR) foi outro que foi às redes para criticar a fala do presidente, já na noite desta sexta.

“Segundo Lula, ‘os traficantes de drogas são vítimas dos usuários’. O pior é que ele pensa desse jeito mesmo, que os criminosos são vítimas da sociedade. Já falou bobagem equivalente ao comentar furto de celular e ao desprezar o combate à corrupção. Vai ver é por isso que quer garantir no projeto antifacção o direito à visita íntima dos presos”, escreveu Moro no X.

Por OGlobo