16/11/2025

Rondoniaemqap

De olho nas principais notícias

Fortalecendo atuação institucional, MPRO forma agentes em Curso de Segurança para Autoridades

O Curso de Segurança para Autoridades contou com 31 formandos e teve duração de 104 horas-aula.

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou nesta sexta-feira (14/11), no edifício-sede da instituição, em Porto Velho, a cerimônia de encerramento do II Curso de Segurança para Autoridades. A capacitação, voltada a agentes de segurança do órgão e de demais instituições do sistema de Justiça, além de integrantes de instituições policiais do Estado e do Acre (AC), contribuiu para elevar o padrão técnico na prestação desse serviço, que impacta diretamente na garantia de um exercício funcional autônomo e seguro por membros e servidores.

O Curso de Segurança para Autoridades contou com 31 formandos e teve duração de 104 horas-aula. A iniciativa foi promovida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pela Seção de Segurança (Sedesg) e pela Escola Superior do Ministério Público (Empro).

A solenidade de encerramento contou com a presença do coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira; do presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Glodner Luiz Pauletto; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Régis Braguin. Participaram ainda os promotores de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, Valéria Giumelli Canestrini e Marcelo Lincoln Guidio, que atuam, respectivamente, como diretor de Controle Disciplinar da Corregedoria-Geral do MPRO, coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) e representante da Associação do MPRO (Ampro).

Durante a solenidade, o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira, destacou a importância do aperfeiçoamento técnico do corpo de segurança das instituições, afirmando que tais unidades contribuem para intensificar a atuação plena, independente e autônoma dos órgãos públicos. “Cursos dessa natureza contribuem para que os integrantes dos órgãos realizem sua missão com coragem e tranquilidade”, disse.

Anderson Batista parabenizou os formandos pela conclusão da capacitação, destacando que a atividade, um desafio superado com excelência pelos agentes, certamente se refletirá no elevado padrão de atuação profissional dos participantes, assim como em sua vida pessoal e familiar.

Parabenizando o Ministério Público pela iniciativa, o presidente do TJRO em exercício, desembargador Glodner Pauletto, agradeceu pela oferta de vagas ao Poder Judiciário, ressaltando que a segurança de membros das instituições representa um pilar fundamental para o exercício da Justiça, diante de um quadro cada vez mais complexo e desafiador para a sociedade.

“Esse serviço não se restringe à mera proteção física. É um ato de preservação do Estado Democrático de Direito, da continuidade dos serviços essenciais que os órgãos de Justiça oferecem à população”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Régis Braguin, ressaltou a importância do curso promovido pelo MPRO, que fortalece a cooperação com as forças de segurança, especialmente com a Polícia Militar. “Parabenizamos os formandos e o Ministério Público. Temos certeza de que os agentes estão agora muito mais preparados para os desafios que enfrentarão”, afirmou.

Em sintonia com as demais autoridades, o diretor de Controle Disciplinar da Corregedoria do MPRO, promotor de Justiça André Luiz de Almeida, parabenizou os agentes de segurança pela conclusão da capacitação, destacando que o momento reflete a preocupação das instituições em aperfeiçoar seus quadros especializados para o enfrentamento das ocorrências que permeiam a rotina das autoridades. Ainda na solenidade, também fizeram uso da palavra a coordenadora do Gaema, Valéria Giumelli, e o representante da Ampro, Marcelo Lincoln Guidio.

GSI e Empro – Com 104 horas de duração, o Curso de Segurança para Autoridades contemplou conteúdos teóricos e práticos sobre defesa pessoal, condução operacional de veículos, formação de comboios, varredura de ambientes, gerenciamento de ameaças e prestação de socorro de urgência.

Por Gerência de Comunicação Integrada (GCI)