Com o intuito de capacitar os servidores que atuam no sistema prisional, com novas técnicas de práticas de segurança e legislação penitenciária, o Governo de Rondônia certificou 193 policiais penais e servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os aperfeiçoamentos aconteceram entre os dias 15 e 18 de abril, nas cidades de Porto Velho, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.
Os cursos de Armamento e Tiro C.A.T – Espingarda cal.12; Técnicas e Tecnologias Não Letais: Operador de Bastão PR 24 (TTNL); e Princípios da Administração Pública, aplicados por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), são desenvolvidos com o objetivo de se realizar o trabalho diário com mais segurança, confiança, clareza e agilidade.
O secretário da Sejus, Marcus Rito informou que, a agenda de cursos seguirá durante todos os meses deste ano, com abertura de vagas, para os servidores da segurança pública penitenciária, em todo o Estado.
Os cursos contaram com dinâmicas educacionais; nas modalidades teórica e prática, durante os períodos da manhã e tarde. A Esep esteve responsável pela organização dos cursos que foram ministrados pelos seguintes instrutores:
- Curso de Armamento e Tiro Cal.12, em Porto Velho – policiais penais Diego Salles Sampaio e José Davi de Oliveira Loreto;
- Curso de Armamento e Tiro C.A.T – Espingarda cal.12, Técnicas e Tecnologias Não Letais: Operador de Bastão PR 24 (TTNL), em Pimenta Bueno e Rolim de Moura – policiais penais Caio Custódio, Ericksson Arley e Luiz Cláudio Gomes;
- Curso de Princípios da Administração Pública, em Porto Velho – diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), policial penal Eliel de Souza Sá.
Por Secom – Governo de Rondônia