PF cumpre 32 mandados de prisão contra suspeitos de ‘atos violentos’

Segundo a PF, os suspeitos teriam tentado resgatar o cacique Serere Xavante, que segue preso.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira, 29, uma operação para identificar e prender 32 pessoas que teriam participado da tentativa de invasão à sede da instituição, em Brasília, no dia 12 de dezembro. A ação, batizada de Operação Nero, ocorre a três dias da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A determinação partiu do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandados são realizados em Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

“As investigações tiveram início na Polícia Federal para identificar os envolvidos no ataque ao edifício-sede da instituição, e na Polícia Civil do Distrito Federal, que apurou os atos de vandalismo cometidos em Brasília”, informou a PF em nota.

Nas redes sociais, o humorista Bismark Fugazza, do canal Hipócritas, compartilhou a foto de uma das pessoas que, segundo ele, faz parte da lista de prisão da PF.

Segundo a PF, os suspeitos teriam tentado resgatar o cacique Serere Xavante, que segue preso.

“Após serem frustrados, teriam dado início a uma série de atos de vandalismo pela cidade”, diz a instituição. “As duas investigações foram encaminhadas, em razão de declínio de competência, ao STF.”

O conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, “incitar a prática de vandalismo”.

“Os crimes objetos da apuração são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão”, finalizou a PF.

 

 

Por Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *