Mais de 100 mil profissionais de segurança pública devem ser capacitados pelo Governo Federal em 2022

As capacitações são executadas pela Diretoria de Ensino (DEP) da Segen, com apoio dos órgãos de segurança pública dos estados.

Mais de 100 cursos presenciais e outros 98 a distância serão ofertados neste ano aos profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). As capacitações abrangem os níveis operacional, tático e estratégico.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ressalta que a capacitação técnica e valorização dos profissionais do Susp fazem parte da estratégia de prevenção ao crime.

A Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), responsável pela elaboração do Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP 2022), espera receber mais de 100 mil matrículas neste ano. Mas o número pode ser ainda maior, pois em 2021 a meta de matrículas foi superada em 43% –  totalizando 330.562 alunos matriculados.

A subinspetora da Guarda Municipal de Fortaleza, Márcia Rodrigues Costa, fez mais de 30 cursos pela plataforma da Rede Ead-Segen. Ela comemora a possibilidade de fazer as capacitações à distância e as possibilidades criadas a cada conclusão: “Todos os cursos encaixaram-se em meus objetivos de atuação, permitindo que eu crescesse cada vez mais. Do operacional fui parar no administrativo, posteriormente secretária, coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Assessora Especial direta do Secretário e hoje sou chefe de gabinete e de controle interno”, aponta Márcia.

As capacitações são executadas pela Diretoria de Ensino (DEP) da Segen, com apoio dos órgãos de segurança pública dos estados.

Saiba mais

A Segen é responsável pelo indicador referente à quantidade de vagas preenchidas nas capacitações disponibilizadas. De acordo com a secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Melo Santiago, esse indicador mede os resultados do objetivo estratégico de aprimorar mecanismos de gestão do conhecimento e da preservação e difusão da memória arquivística nacional. “A Rede EaD-Segen já atendeu mais de 750 mil profissionais e ultrapassou a marca de 4,5 milhões de capacitações”, divulga Santiago.

Inscrições

Os cursos da Rede EaD-Segen estão disponíveis no portal do Sistema de Gestão Acadêmica e são voltados a todos os profissionais que fazem parte do Susp. Os interessados em participar das capacitações devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e, em seguida, acessar o portal para realizar a inscrição nos cursos.

 

 

 

Por Secretaria Nacional de Segurança Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *