Força-Tarefa de Segurança Pública prende integrantes de organização criminosa no Piauí

Ao todo 35 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na região.

A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP-PHB) no Piauí, deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação para combater crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas praticados por grupos que atuam na região norte do estado.

Denominada “Operação Desmonte 5”, a ação resultou no cumprimento de 48 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 35 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nos municípios piauienses de Parnaíba e Cocal e em Camocim, no Ceará.

No total, 200 policiais participaram do cumprimento dos mandados judiciais. Seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), a Força-Tarefa SUSP no Piauí é composta pelas polícias: Federal, Civil, Militar, Rodoviária Federal e Penal.

Uma das missões das Forças-Tarefas é isolar as lideranças do crime organizado no sistema prisional e descapitalizar as facções por meio de bloqueio e venda antecipada de bens. Dessa forma, o plano apresenta quatro eixos de atuação: inteligência de todos os órgãos de segurança pública envolvidos, análise criminal estratégica, policiamento ostensivo especializado e adoção de procedimentos investigativos capazes de reduzir e reprimir a criminalidade de forma efetiva.

Entenda

Investigações realizadas pela Força-Tarefa levantaram suspeitas quanto à compra de veículos e imóveis, além da movimentação de valores provenientes do tráfico de drogas e da utilização de nomes de outras pessoas para registrar patrimônio ilícito – os chamados “laranjas”.

 

 

Por Secretaria Nacional de Segurança Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.