16 de novembro: PF comemora o dia do Policial Federal

16 de novembro, comemora-se o dia do Policial Federal.

Não poderia começar este discurso de outra forma senão expressar a honra que sinto em hoje, 16 de novembro, comemorar o dia do Policial Federal na chefia deste Estado.

É inegável que trabalhar em nossa instituição é o sonho de incontáveis profissionais em nosso país, e isso não acontece apenas por vocação ou pelo papel essencial que desempenhamos na linha de frente do combate às mazelas sociais, mas, principalmente, pelo que representamos para a sociedade brasileira, pelo orgulho que o povo brasileiro sente de nossos servidores e servidoras, pela dignidade, moralidade e profissionalismo que desempenhamos nossas funções.

Lutamos pelo que é certo. Lutamos pela aplicação da Lei. Lutamos por direitos e deveres. Não medimos esforços para a construção de uma comunidade justa e solidária, com base nos valores que são os pilares de nossa Instituição: coragem, lealdade, legalidade, ética, probidade e o respeito aos direitos humanos.

Em Rondônia, a PF não se resume apenas à sua sede nesta Capital. Contamos também com o trabalho de dezenas de policiais em mais três Delegacias – localizadas nas cidades de Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim, além de uma base avançada em Pimenta Bueno -, que auxiliam de forma essencial e exemplar para a execução de nosso trabalho de forma abrangente, abarcando todos os municípios deste importante Estado.

Mencione-se, apenas a título de curiosidade e numa forma de prestação de contas com a sociedade rondoniense, que apenas em 2020 foram:

●145 Operações de Polícia Judiciária, sendo 40 delas classificadas como especiais.

●945 investigações concluídas

●88% dos inquéritos solucionados

●152 mandados de prisão cumpridos

●331 Mandados de busca e apreensão cumpridos

●82 Medidas cautelares diversas da prisão

●38 armas apreendidas

●461 indiciamentos

●R$ 69.023.237,74 valores das apreensões e/ou sequestro de bens lícitos e ilícitos a pedido da Polícia Federal

Além dos serviços de polícia judiciária, a PF também é responsável por serviços administrativos, tendo, apenas no estado de Rondônia:

●Expedidos 6.672 passaportes (considerando a suspensão das expedições durante 4 meses devido a pandemia)

●Autorizado, após um processo administrativo que inclui e verificação de capacidade técnica e psicológica, a aquisição de 160 armas de fogo (Até a presente data);

●Fiscalizado a segurança privada exercidas por 18 empresas;

●E o plano de segurança de 64 instituições bancárias;

Em linhas finais, como bem salientou nosso Diretor Geral: nós, policiais federais, somos incansáveis, agindo com impessoalidade, isenção e justiça, tendo a certeza que “combater o crime é nossa missão diária”.

Assim, reitero minha profunda estima e consideração a todas as mulheres e homens da PF que, na ativa ou já aposentados, erguem os alicerces da nossa valorosa instituição e apontam o caminho para um futuro cada vez mais próspero e promissor.

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *