
O Governo do Estado de Rondônia encaminhou à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (07), um projeto que prevê a reforma administrativa em diversas Secretarias Estaduais.
Entre as alterações, o Estado pretende extinguir a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), que seria Superintendência Estadual do Sistema Penitenciário (SESP), que estará vinculada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC).
Conforme o projeto, a proposta também trás mudanças no sistema socioeducativo, que deixaria de ser vinculado à SEJUS, depois de aprovado o projeto, irá fazer parte da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).
A notícia pegou de surpresa os agentes penitenciários e socioeducadores, que ficaram sabendo do projeto, quando o governo já tinha encaminhado para aprovação na assembléia legislativa.
A presidente da Associação dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (AASSPEN), Dahiane Gomes, foi convidada para participar de uma reunião para debater sobre o projeto do governo, servidores estão se mobilizando para tentar impedir que o projeto seja votado na assembléia legislativa, segundo eles, o projeto em tese, é um retrocesso para as duas categorias, que a tendência é prejudicar não apenas os servidores, mas também o sistema penitenciário em geral.
A presidente comentou que fica temerosa com relação a essa mudança drástica e sem consultar os servidores, sem transparência ou que sejam pelo menos informados sobre tais mudanças, na próxima segunda-feira (13), haverá uma reunião para debater com os servidores, disse ainda, que a associação estará vigilante em relação ao projeto do Governo.
Fonte: Rondoniaemqap