Conforme consta no site do governo de Rondônia, o presídio 470 foi inaugurado em novembro de 2016, as celas do presídio 470 comportam seis pessoas, e estão em oito blocos construídos numa área superior a oito mil metros quadrados.
Segundo Davi Inácio, coordenador do sistema penitenciário do Estado, o presídio é também seguro para os internos. O secretário de justiça Marcos Rocha, disse na oportunidade que o novo presídio tem estrutura moderna e pessoal treinado pelo DEPEN.
Mas pelo que muitos servidores comentam, não é nada disso que foi dito pelas autoridades, e confirmada pelo Deputado Léo Moraes em uma visita ao presídio.
O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Léo Moraes e o deputado Anderson do singeperon, juntamente com a comissão de direitos humanos, foram inspecionar o presídio 470, mas foi proibido de fotografar dentro do presídio, mas conta que o que viu foi devastador.
Conta que constatou diversas irregularidades, como; grades quebradas, falta de água, esgoto estourado, déficit de efetivo de servidores, além das condições de trabalho que esses servidores enfrentam.
Conforme conta o deputado e sua página oficial, diante do cenário de prejuízo e abandono, tanto com os servidores e apenados, disse que vai entrar com uma ação para solucionar os graves problemas e lutar para que os servidores tenham melhores condições de trabalho, e também os presidiários, para que tenham serviços essenciais funcionando de maneira correta.
Fonte: página oficial Dep. Léo Moraes
Editado por: rondoniaemqap