
A primeira clínica veterinária pública de Rondônia foi inaugurada nesta quarta-feira (29) em Porto Velho. De acordo com a Prefeitura da capital, o hospital vai oferecer estrutura completa para consultas, internações e cirurgias para pets de famílias de baixa renda, protetores independentes e animais em situação de rua.
A clínica está localizada no mesmo terreno do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conta com equipamentos como canis, mesa cirúrgica, aparelho de raio-x, ultrassom e instrumentos para castração.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), o serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Serão oferecidos:
- consultas de rotina,
- consultas de emergência,
- laboratório de exames,
- ultrassom,
- raio-x e
- Cirurgias.
Como os animais poderão ter acesso?
Para ter acesso aos serviços gratuitos, os tutores devem apresentar o CadÚnico. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinicius Miguel, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com distribuição de senhas e triagem no local.
A gestão do espaço ficará sob responsabilidade da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, escolhida em julho por meio de chamamento público.
Local:
Avenida Mamoré, nº 1120, bairro Lagoinha, na zona Leste da cidade.
O espaço foi desenvolvido para funcionar como um hospital veterinário, oferecendo estrutura completa para atendimentos, internações e procedimentos cirúrgicos.
A nova clínica está instalada no mesmo terreno do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e já conta com equipamentos como canis de internação, mesa cirúrgica, aparelho de raio-x, ultrassom e instrumentos para castração.
A iniciativa faz parte do planejamento da Prefeitura de Porto Velho, que quer garantir acesso a cuidados veterinários básicos e especializados. Segundo o prefeito Léo Moraes, “o objetivo é assegurar que a população tenha um local adequado para tratar cães e gatos, promovendo saúde e bem-estar animal.”
De acordo com o prefeito, essa é a primeira clínica pública desse tipo em Rondônia e a segunda da região Norte, colocando Porto Velho como referência em políticas voltadas à causa animal.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Miguel, explicou que “os atendimentos serão gratuitos e voltado a animais sob os cuidados de protetores independentes, famílias de baixa renda e pets em situação de rua.”
Por G1RO / Com informações Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

relacionadas
Boulos condenará ação no Rio e responsabilizará governador
ALE-RO lança concurso público com 425 vagas e salários de até R$ 24 mil
PM criou “muro do Bope” para encurralar traficantes em megaoperação que deixou 119 mortos