
A Operação Godos, deflagrada nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) com apoio das polícias Militar e Civil, resultou na prisão de pelo menos 20 suspeitos e na apreensão de 21 armas de fogo. Um homem identificado como Elias C. L., 46 anos, conhecido como “Elias Topógrafo”, morreu em confronto com policiais na região da Fazenda Galo Velho, em Nova Mutum Paraná, distrito de Porto Velho. A esposa dele foi baleada e levada de helicóptero ao Hospital João Paulo II.
Entre os presos está José Carlos R. S., 53 anos, apelidado de “Eletricista”, ex-vereador e ex-subsecretário de Agricultura de Nova Mamoré (RO). Segundo o MPRO, ele é investigado por integrar a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), grupo apontado como responsável por crimes de invasão de terras, extorsão, lavagem de dinheiro, tortura, homicídios e porte ilegal de armas.
A operação, considerada a maior já realizada pelo MPRO, cumpriu 50 mandados de prisão e 120 de busca e apreensão em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e Pará. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara de Garantias de Porto Velho e envolvem bloqueio de bens e valores que somam R$ 2,05 bilhões, referentes a danos ambientais e produtos de crimes.
Mais de 500 agentes públicos participaram da ação, entre promotores, policiais, peritos e servidores. As investigações, iniciadas em 2022, apontam que o grupo atuava na região de Nova Mutum Paraná, utilizando ameaças armadas e falsos contratos para tomar terras e revendê-las ilegalmente. O MPRO identificou ainda o desmatamento de cerca de 25 mil hectares, o equivalente a 35 mil campos de futebol, e movimentações financeiras superiores a R$ 110 milhões entre 2020 e 2025.
A Operação Godos contou com apoio de diversos órgãos estaduais e federais e busca desarticular completamente a estrutura financeira e operacional da organização criminosa.
Por Tudororndonia

relacionadas
MP faz a maior operação da história contra o crime organizado em Rondônia
Com ação integrada, “Operação Força Total” reforça segurança e combate a criminalidade em Porto Velho
Ariquemes: Governo de RO inicia centro de segurança