
A operação “Fora da Rede” representa mais um capítulo na atuação estratégica das forças de segurança de Rondônia e demonstra a capacidade de integração entre os órgãos estaduais e interestaduais no enfrentamento às organizações criminosas. Em uma ofensiva estratégica para reforçar a segurança pública e enfraquecer o crime organizado, o governo de Rondônia deflagrou, na manhã de sexta-feira (17) a operação “Fora da Rede”, uma ação integrada das Polícias Penal, Civil e Militar do estado.
A operação foi realizada simultaneamente nos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras e Chupinguaia, em Rondônia e também em Barra do Bugres, no estado do Mato Grosso.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a operação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa suspeita de envolvimento em tráfico de drogas, extorsão a comerciantes locais e ataques a empresas. O nome da operação faz referência à tentativa do grupo de atuar à margem da lei “fora da rede”, com o objetivo de evitar o rastreamento e a ação das autoridades.
RESULTADOS
Durante a ofensiva, as forças de segurança apreenderam armas de fogo, entorpecentes e materiais de origem suspeita, que passarão por perícia e devem reforçar o conjunto de provas reunido ao longo das investigações.
Ao todo, 10 pessoas foram presas e encaminhadas às unidades prisionais das respectivas regiões. As investigações seguem em andamento, e novas ações não estão descartadas, segundo as autoridades envolvidas.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a Operação Fora da Rede é mais um exemplo da integração das forças de segurança em Rondônia para combater o crime com inteligência, planejamento e presença territorial. “Estamos intensificando o monitoramento e agindo com rigor e fiscalização”, destacou.
Por Secom – Governo de Rondônia
relacionadas
STF padroniza regras sobre altura mínima em cargos de segurança pública
Atuação da Polícia Penal fortalece “Operação Estilhaço” no combate ao crime organizado em Porto Velho
PPF participa de megaoperação contra organização criminosa interestadual em Goiás