
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Occulta Originis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro proveniente da exploração ilegal de madeira em Rondônia. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Cujubim.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de 6,4 kg de ouro. Também foram apreendidos aparelhos celulares que serão analisados pelos investigadores.
As apurações começaram em 2021 e identificaram um sofisticado esquema de ocultação patrimonial e movimentação financeira que, segundo a investigação, ultrapassa R$ 60 milhões.
O grupo utilizava intermediários e empresas de fachada para disfarçar a origem dos valores obtidos por meio de crimes ambientais.
Em nota, a Polícia Federal destacou que segue atuando de forma contínua e rigorosa no combate à criminalidade financeira e na proteção do meio ambiente, reforçando o compromisso institucional com a preservação dos recursos naturais e a estabilidade econômica.
Por PF

relacionadas
Detenta estuprada por Policial Civil em delegacia do MT faz relato chocante
Policial Militar é flagrado participando de roubo de moto em MT
Tenente-coronel da PM tenta entrar armado em boate e agride seguranças em Porto Velho