
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou cinco operações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizadas em Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Paraná e Bahia. As ações resultaram na prisão de criminosos, na apreensão de drogas e grandes quantias de dinheiro, além de reforçar a importância do trabalho conjunto das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.
Pernambuco: prisão de um dos criminosos mais procurados do estado
A FICCO/PE prendeu, no dia 25 de julho, em Cabo de Santo Agostinho, um dos criminosos mais procurados de Pernambuco, conhecido por utilizar diversas identidades falsas. Contra ele, havia dois mandados de prisão, um de recaptura por evasão de unidade prisional, e outro de prisão temporária, ambos relacionados a investigações sobre tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Durante a abordagem, um celular foi apreendido e encaminhado para perícia. O suspeito foi conduzido ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde permanece à disposição da justiça.
Sergipe: apreensão de 110 kg de maconha
Na madrugada do dia 22 de julho, a FICCO/SE interceptou um comboio suspeito no município de Frei Paulo, resultando na apreensão de cerca de 110 kg de maconha. Três pessoas foram presas em flagrante. A operação envolveu a abordagem de três veículos, dois automóveis de passeio e uma caminhonete, utilizados para o transporte interestadual de drogas. Os suspeitos foram levados à Superintendência da Polícia Federal em Aracaju, onde foi formalizado o flagrante.
Espírito Santo: prisão de intermediário financeiro com R$ 300 mil em espécie
A FICCO/ES prendeu um homem em flagrante, no dia 17 de julho, com R$ 300 mil em espécie, sacados em uma agência bancária de Vila Velha, na Grande Vitória. O suspeito atuava como intermediário financeiro para traficantes ligados a uma facção criminosa da região. As investigações apontam que ele não possui perfil econômico compatível com a movimentação de valores expressivos, sendo utilizado para ocultar recursos ilícitos em nome de terceiros. O dinheiro foi apreendido e o homem foi preso por lavagem de dinheiro.
Paraná: prisão de duas pessoas por tráfico de drogas
Nesta terça-feira, 5 de agosto, a FICCO/PR prendeu dois homens com 154 kg de maconha, que seriam transportados em um caminhão no município de Foz do Iguaçu. Eles foram surpreendidos pelos policiais quando transferiam os entorpecentes de um carro para um caminhão. Os dois suspeitos foram autuados em flagrante e levados a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu.
Bahia: operação apreende fuzil, pistola, munições e drogas em Ilhéus
A FICCO/BA deflagrou, no dia 30 de julho, uma operação que resultou na apreensão de um fuzil, uma pistola, munições e drogas no município de Ilhéus. A equipe da FICCO foi acionada após a investigação localizar e identificar um local onde os suspeitos se preparavam para atacar uma facção rival, os alvos também eram suspeitos de um homicídio ocorrido na região. Durante a ação os policiais foram recebidos por disparos de arma de fogo. No local foram apreendidos um fuzil com 50 munições, uma pistola kit rajada pertencente à Polícia Militar do estado de São Paulo, um par de placas de colete balístico, balaclavas, dinheiro em espécie, além de porções de maconha, crack e cocaína. Todo o material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Ilhéus.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal.
Por Divisão de Comunicação da SENAPPEN
relacionadas
Governo de RO entrega “Plano Pena Justa” para fortalecer a segurança e aprimorar sistema prisional
Governo de RO fortalece segurança e assistência social para mulheres em vulnerabilidade social
Estruturação da Polícia Militar é tratada em reunião institucional no MPRO