MJSP promove primeiro curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

A capacitação visa proporcionar conhecimento sobre o atendimento em crises simultâneas, medidas preventivas e de resposta imediata que priorizam a preservação da vida e da ordem pública.

A capacitação de profissionais de segurança pública em diferentes níveis, visando proporcionar conhecimento sobre o atendimento às crises de alta complexidade, medidas preventivas e de resposta imediata, que priorizam a preservação da vida e da ordem pública é o tema da primeira edição do curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, oferecido aos agentes públicos da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão. 

Realizado pelas diretorias de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e de Ensino e Pesquisa (DEP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o treinamento teve início na segunda-feira (24) e término nesta sexta-feira (28), em São Luís, capital maranhense.  

As ações irão ajudar os profissionais de segurança pública na formulação de planejamento adequado ao serviço das forças de segurança locais. O compartilhamento dessas informações vai permitir ampliar as atuações para todo tipo de ocorrência. 

O primeiro-tenente da Polícia Militar do Maranhão, Franklin da Cruz Braga, aluno do curso, ressaltou que o treinamento está sendo de bastante proveito, pois existe integração e é possível saber o que cada força de segurança vai desempenhar dentro do campo operacional.  

“O estudo diário das ferramentas será utilizado para manter o controle dos pontos sensíveis, como no caso dos assaltos às instituições bancárias e, dessa forma, mapear rotas de fuga e possíveis pontos de bloqueios. A partir do curso, vamos estabelecer uma rede de colaboradores, trocar experiências e saber como foram obtidos os resultados. Assim, caso ocorra o ato criminoso na cidade, teremos elementos e informações para saber como agir”, explicou. 

Foram ministradas disciplinas que envolvem o domínio de cidades, evolução dos crimes violentos contra o patrimônio, preservação de local de crime, estudo de caso, análise de risco, direitos humanos e legislação aplicada. 

 

 

Por MJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *