
O governo dos Estados Unidos (EUA) divulgou, neste sábado (15/3), imagens de ataques direcionados aos Houthis no Iêmen. A operação militar norte-americana contra o grupo iemenita foi ordenada pelo presidente Donald Trump.
Horas depois do exercício militar, os Houthis afirmaram que “a agressão não passará sem uma resposta” e que eles estariam “totalmente preparados” para lidar com uma escalada do conflito.
Quem são os Houthis
- O grupo Houthis foi fundado no início da década de 1990, no Iêmen.
- Desde meados de 2014, o grupo iemenita controla partes da capital do Iêmen, Sanaa, e outras regiões do país.
- Em meio à guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas, o grupo passou a realizar ataques contra embarcações ligadas a Israel e parceiros na região dos mares Vermelho e Arábico. Navios dos EUA chegaram a ser alvos de ataques desde então.
- Os atos, de acordo com os Houthis, são em apoio ao povo da Palestina.
Veja as imagens do ataque:
Mais cedo, o presidente dos EUA revelou ter ordenado um ataque “decisivo e poderoso” contra os Houthis. Trump ainda prometeu que outras operações militares contra o grupo no Iêmen podem acontecer, até que o governo norte-americano alcance seus objetivos.
Dois dias antes dos ataques, que deixaram nove civis mortos até o momento, segundo autoridades locais, os Houthis anunciaram a retomada de bloqueios nos mares Vermelho e Arábico.
Segundo o grupo rebelde, a medida vale para embarcações com bandeiras israelenses. O bloqueio é uma retaliação à decisão do governo de Israel, que tem impedido a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Por Metropoles
relacionadas
STJ aplica Súmula 443 para reduzir pena de condenado por roubo
Concurso da Câmara de Porto Velho abre inscrições na quarta-feira com salários de até R$ 8,1 mil
Aniversário de Porto Velho terá retorno da Maria Fumaça