Depen participa da Operação que prendeu responsáveis por atentado contra a vida Policiais Penais Federais

A organização criminosa responsável pelo atentado contra a vida de Policiais Penais Federais, lotados em Porto Velho (RO).

Na manhã desta quinta-feira (22), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) participou de Operação Onix deflagrada pela Polícia Federal (PF), que desmantelou uma organização criminosa responsável pelo atentado contra a vida de servidores públicos federais, lotados em Porto Velho (RO). A Operação é uma resposta das Forças de Segurança contra os ataques planejados por facções criminosas. O Depen repudia ameaças e ações criminosas contra o Estado e seus servidores e seguirá atuando de forma coordenada com as demais Forças para prevenir e reprimir o crime organizado.

Com o apoio do Depen, a PF conduziu as investigações, iniciadas em junho de 2020, após um atentado frustrado contra a vida de um indivíduo que se passava por Policial Penal Federal, na cidade de Porto Velho. Os mandantes atuavam numa facção criminosa estruturada no estado de São Paulo e que tem líderes reclusos em penitenciárias federais. Três dos responsáveis pelo ataque já foram presos e apresentados à PF. A justiça já decretou a prisão preventiva de 7 pessoas em Rondônia e no Paraná, e deferiu o pedido de busca em 2 imóveis.

Após serem ouvidos na sede da PF, os presos deverão ser transferidos para penitenciária federal e responderão pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado (art. 121, §2º, inciso IV, combinado com art. 14, inciso II, do Código Penal) e organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013), com penas que ultrapassam 18 anos de reclusão.

O Depen é responsável pela gestão das cinco penitenciárias federais, localizadas em Porto Velho (RO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Cantaduvas (PR), e realiza todo trabalho de inteligência penitenciária no Sistema Penitenciário Federal (SPF). Além disso, apoia a inteligência penitenciária de todo sistema prisional brasileiro.

 

 

Serviço de Comunicação Social do Depen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *