Após perder apoio do México, Lula diz buscar “saída política para o problema da Venezuela”

Ainda nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarcou para Bogotá, capital colombiana, com o objetivo de discutir as eleições venezuelanas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (14), que está buscando uma “saída política para o problema da Venezuela”.

Eu demorei porque um estava em um telefonema com a Colômbia tentando ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país.

A informação da ligação foi antecipada pela analista da CNN Jussara Soares. Lula conversou com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, para discutir a situação venezuelana.

Após Nicolás Maduro ter sido declarado vencedor da eleição presidencial e protestos da oposição, que acusaram fraude no processo, o Brasil — em comunicado conjunto com Colômbia e México — pediu que as atas das eleições fossem divulgadas.

O telefonema acontece um dia após a saída do México do grupo de negociações sobre as eleições venezuelanas. Segundo apuração da CNN, o movimento do presidente mexicano, contudo, não surpreendeu o Brasil, que já esperava pela saída por conta de entraves propostos pelo país nas negociações.

Ainda nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarcou para Bogotá, capital colombiana, com o objetivo de discutir as eleições venezuelanas.

Segundo a analista da CNN Luísa Martins, Brasil também projeto uma proposta por um “segundo turno” na Venezuela. O presidente Lula teria citado a possibilidade na reunião ministerial da semana passada.

A declaração de Lula sobre as eleições na Venezuela foi feita no Palácio do Planalto, durante uma reunião de investimentos do programa Nova Indústria Brasil (NIB).

 

Por CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *