Bolsonaristas criticam fuga de presídio federal e querem ouvir Lewandowski

Na avaliação do deputado, o governo federal não prioriza a proteção da sociedade. Ele acrescentou que os dois fugitivos pertenciam a facções, o que reflete a falta de vontade política em enfrentar as organizações criminosas.

A primeira fuga do sistema penitenciário federal da história foi chamada de “desastrosa” por deputados bolsonaristas. Eles querem convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para dar explicações na Câmara.

O que aconteceu
“O ministro da Justiça certamente será convocado”, disse ao UOL o deputado Sanderson (PL-RS). Ele é o presidente da Comissão de Segurança Pública. A convocação torna a presença obrigatória. Se for transformada em convite, é opcional.

Sanderson, que é policial federal, ressalta que as fugas eram consideradas impossíveis até hoje. Ele disse que a situação é o “exato retrato do caos que virou a segurança pública”.

Na avaliação do deputado, o governo federal não prioriza a proteção da sociedade. Ele acrescentou que os dois fugitivos pertenciam a facções, o que reflete a falta de vontade política em enfrentar as organizações criminosas.

O presidente da Comissão de Segurança Pública também responsabiliza o antecessor na pasta, Flávio Dino. Sanderson lembra que houve três convocações que não foram atendidas por ele —que será ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e toma posse ainda neste mês.

Dino foi recordista no atual governo Lula de pedidos de convocação por deputados. Os episódios renderam brigas, provocações e alfinetadas nos bolsonaristas, mas houve faltas justificadas, uma delas por possibilidade de violência contra o ministro. Os requerimentos reunidos para convocar Dino pediam explicações sobre atos de 8 de janeiro, regulamentação das armas, invasão de terras, interferência na Polícia Federal, fake news sobre caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), corte de verba no Orçamento de 2024 para combate ao crime organizado, ataques aos membros da comissão, controle de conteúdos danosos no YouTube, prisões relativas a dados falsos sobre vacinas e criminalização do game.

O tema das convocações era justamente falar da política de enfrentamento às facções, ressalta o deputado. Sanderson declarou que desde o tempo de Dino no Ministério da Justiça já havia ressalvas de parlamentares sobre a estratégia de segurança pública do governo federal.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) considerou as fugas “inadimissíveis”. Ele afirmou que vai apresentar requerimento de convocação de Ricardo Lewandowski na volta dos trabalhos legislativos, na semana que vem.

Cabo Gilberto (PL-PB) chamou o incidente de “vergonha do PT”. Ele também tem a segurança púbica como prioridade de sua atuação na Câmara.

Essa ocorrência é desastrosa e emblemática, porque nunca havia acontecido uma única fuga no sistema prisional federal. O ministro Lewandowski precisa vir prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido.

Deputado Sanderson, presidente da Comissão de Segurança Pública na Câmara.

 

 

Por UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *