A Polícia Federal do Distrito Federal (PF-DF) recebeu o Prêmio Innovare na categoria Cidadania e Justiça, em cerimônia realizada nesta terça-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF). A distinção reconhece práticas voltadas ao aperfeiçoamento e modernização da Justiça no país. No ato, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi representado pelo secretário executivo, Ricardo Cappelli. O secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, também participou do evento.
O projeto premiado, coordenado pela PF-DF, trata da Especialização em Segurança Pública Contemporânea, criada para promover a educação de policiais acerca de temas da atualidade. Os autores são: Luciana Martins, Rodrigo Carvalho, Márcio Gomes Silva e Gilson Diana. O prêmio foi entregue pelo ministro do STF André Mendonça. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, participou do recebimento da premiação.
Também foram entregues premiações para as seguintes categorias: Tribunal, Conselho Nacional de Justiça, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Destaque. Nesta edição, a Categoria Destaque teve como tema a Defesa da Democracia e do Estado de Direito. O homenageado neste ano foi o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que faleceu em 2014.
Justiça mais acessível
A premiação destaca o trabalho de profissionais empenhados em tornar a justiça mais acessível à população e criar alternativas para problemas e burocracias do dia a dia. O objetivo é apresentar ideias inovadoras colocadas em prática por advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do MJSP, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo. Em 2023, a 20ª edição teve recorde de inscrições. Neste ano, foram 773 práticas deferidas para participação na premiação.
Por Ministério da Justiça e Segurança Pública