A Polícia Militar de Rondônia deu início a Operação Final de Ano, que segue até 7 de janeiro de 2024, tendo como foco principal, as áreas comerciais, sociais e ainda , durante o período noturno, nas áreas habitacionais.
No lançamento da Operação em Porto Velho, participaram o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Felipe Vital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Braguin, subcomandante-geral da PM coronel Glauber Souto, o chefe do Estado Maior-Geral, coronel Garibaldi, o Comandante Regional de Policiamento I, tenente-coronel PM Wilton Amorim e os comandantes das Unidades operacionais e especializadas da capital.
“Na Operação, serão utilizados todos policiais militares das áreas operacionais e administrativas”, disse o coronel Braguin.
Zona comercial
A conjuntura das festa de final de ano, em especial, o consumo, o volume de ativo circulante (moeda) e o indulto de apenados propende-se a um aumento na oportunidade da prática delitiva sendo refletida nos números estatísticos criminais.
Sendo assim, é necessária uma intensividade na visibilidade direcionada em locais que concentram grandes números de crimes, de forma a melhorar o nível de segurança pública nas áreas de comércio e de circulação de pessoas com fito de permitir maior tranquilidade ao cidadão.
Zona habitacional e turística
Tendo em vista as viagens de férias de boa parte da população, oportunidade de visitas a familiares, bem como significativa parte das residências ficarem fechadas, sem nenhum ocupante, tornando-se alvo de criminosos oportunistas, deste modo, há necessidade de policiamentos voltados para as áreas residenciais e turísticas, em especial: setores e bairros habitacionais, motivo pelos quais, faz-se adequado o reforço do policiamento ordinário, cuja intensificação da presença PM, tende a atenuar o ânimo de bandidos oportunistas, com a finalidade de inibir ações criminosas.
Por Assessoria – PMRO