Governo de Rondônia lança Plano de Segurança Rural para proteger a população da zona rural

O objetivo de coibir invasões ilegais de terras, roubos, furtos e outras atividades criminosas que impactam diretamente a vida do homem do campo.

Na manhã desta terça-feira (10), no Quartel do 4° Batalhão em Cacoal, aconteceu o lançamento do Programa de Segurança Rural da região do café. Esse programa criado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – (SESDEC), e efetivado pela Polícia Militar de Rondônia, tem como objetivo principal a identificação de propriedades que possam estar sujeitas a ações criminosas.

Para tanto, os policiais militares da Patrulha Rural realizarão um cadastro detalhado, traçando rotas de patrulhamento com o auxílio da tecnologia. Cada propriedade é designada com um número único, o que facilita sua identificação e geolocalização. Em caso de necessidade, o morador pode acionar a polícia, fornecendo o número de identificação da propriedade. A polícia, por sua vez, terá acesso imediato aos dados do produtor em seu sistema, agilizando a resposta às ocorrências

A meta do governo é estabelecer patrulhas rurais em todos os 11 batalhões de Polícia Militar no estado. Essas patrulhas seguirão ações direcionadas e previamente estabelecidas, com o objetivo de coibir invasões ilegais de terras, roubos, furtos e outras atividades criminosas que impactam diretamente a vida do homem do campo.

Essa iniciativa representa um marco importante na proteção da comunidade rural, demonstrando o compromisso do governo com a segurança e bem-estar da população agrícola. O Plano de Segurança Rural será realizado pelas Patrulhas rurais dos Batalhões que estarão devidamente equipadas para não apenas combater a criminalidade, mas também promover um ambiente mais seguro e tranquilo para os habitantes das áreas rurais de Rondônia.

O evento contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, do secretário Adjunto da Sesdec, delegado Helio Gomes Ferreira, autoridades políticas e locais, representantes de Sindicatos e Associações rurais e moradores da zona rural.

 

 

Por Assessoria-PMRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *