04 de Outubro – Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo

A data escolhida foi 04 de outubro em homenagem ao agente socioeducativo Francisco Calixto, morto durante uma rebelião no CASA Marília, interior de São Paulo.

No dia 24 de novembro de 2021, a audiência pública na Câmara Federal foi sobre a implementação do Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo.

A data escolhida foi 04 de outubro em homenagem ao agente socioeducativo Francisco Calixto, morto durante uma rebelião no CASA Marília, interior de São Paulo.

O que é um agente de segurança socioeducativo?

Os Agentes Socioeducativos são profissionais responsáveis ​​por auxiliar os menores detidos pelo Estado por terem cometido algum crime. Os agentes de educação social devem proteger a integridade física, mental e emocional dos jovens e orientar e facilitar o seu processo de ressocialização. Também deve intervir quando necessário, orientando por meio do diálogo e da ação administrativa.

Os profissionais dessa função também são responsáveis ​​por garantir a integridade e a segurança dos servidores das unidades de atendimento durante seu trabalho.

Nesse sentido, suas funções incluem o apoio às atividades educativas para os presos, visitas regulares às residências, procedimentos de identificação e busca de visitantes e registro de sua entrada e saída.

Os agentes de educação social são também responsáveis ​​pelo acompanhamento dos reclusos e pela supervisão das suas atividades pedagógicas, culturais e de formação profissional durante a sua permanência.

Sistema Socioeducativo de RONDÔNIA

Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), elabora, coordena e executa a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Rondônia.

A Fundação tem por finalidade o atendimento socioeducativo no Estado de Rondônia destinado ao adolescente autor de ato infracional, ela foi instituída por meio da implementação e manutenção das execuções de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. Visa à formação e qualificação profissional dos socioeducandos e, para tanto, mantém parceria com outros Órgãos da Administração Pública Estadual, iniciativa privada, Organizações Não Governamentais – ONGs nacionais e internacionais, além da execução de programas e projetos, de modo que promovam a capacitação mínima necessária à melhoria da qualidade de vida, por intermédio do trabalho.

Desenvolve programas, projetos e processos socioeducativos oferecendo igualdade de oportunidades aos padrões compatíveis com os diversos estágios do desenvolvimento pessoal e social, direcionado, exclusivamente, ao grupo de adolescente que pratique ato infracional; acompanha a organização, bem como, a administração dos Centros de Medidas Socioeducativas do Estado, proporcionando-lhes, por meio das suas unidades, condições necessárias à execução das medidas impostas ao adolescente autor de ator infracional.

Dentre as diretrizes desta Fease, estão além da conscientização de responsabilidade do adolescente, o resgate à convivência familiar, o incentivo ao estudo, a inclusão em atividades profissionalizantes e também o fortalecimento dos vínculos sociais.

Atualmente, a Fease conta com 261 vagas, estando estas distribuídas em oito (08) unidades socioeducativas, um (01) Centro de Atendimento Socioeducativo(CASE) em Ji-Paraná e um (01) Núcleo de Atendimento Socioeducativo em Guajará-Mirim. Quatro (04) das oito (08) unidades estão localizadas em Porto Velho, e uma (01) unidade nas cidades de: Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, além das unidades possui também um (01) Grupo de Escolta Tática (GET) localizado na cidade de Porto Velho e uma extensão deste grupo em Cacoal.

 

 

Por Rondoniaemqap / com informações Secom governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *