O Governo de Rondônia segue trabalhando no fomento da capacitação dos servidores do Estado. Duas turmas iniciaram o curso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e Uso Diferenciado da Força, nos dias 21 e 22. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Escola Estadual de Serviços Penais – Esep, ministrado pelos policiais penais Alexsandro Santos, Dhonata Brissow e Tiago Luna, na sede da Escola Estadual, em Porto Velho.
O curso contou com 39 alunos matriculados que se aprofundaram no estudo técnico dos agentes químicos CS (Gás Lacrimogêneo) e OC (Pimenta) seus efeitos fisiológicos e medidas de descontaminação; e em instrumentos de menor potencial ofensivo, seus conceitos, características, considerações, classificação, emprego tático e faixas operacionais, bem como conceito e histórico dos instrumentos não letais.
A diretora da Esep, Vanessa Krause reforçou a importância do treinamento. “O uso da força faz parte da rotina laboral de quem trabalha na atividade policial e nem todas as ocorrências são resolvidas por meio da verbalização ou negociação, neste caso, o curso vem reforçar a legislação e a doutrina de uso diferenciado da força, atualizando também, as técnicas para o emprego dos instrumentos de menor potencial ofensivo”, pontuou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou que, todos os cursos ofertados pela Esep garantem certificação aos servidores e constarão em seu histórico junto à Secretaria. “Estamos trabalhando na capacitação técnica e operacional dos servidores, aumentamos nossos espaços para abranger um número maior de alunos por turma, e através de parcerias conseguimos realizar dois cursos simultaneamente, sendo ministrados na Esep o cursos de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e Uso Diferenciado da Força e na Escola do Legislativo; o curso de Sistema de Informação Penitenciária, e o objetivo é ampliar cada vez mais”.
CURSOS OFERTADOS PELA ESEP
A Sejus, por meio da Esep ampliou a oferta de cursos, somente em setembro foram 13 turmas, totalizando 241 servidores certificados, entre administrativo e polícia penal. As turmas abertas foram para os cursos de Sobrevivência Policial Jurídico Administrativa, Noções de Abordagem Policial, Curso de Armamento e Tiro, entre outros. Contabilizando desde o início do ano, são 53 cursos, resultando em 1.367 certificações.
Por Secom – Governo de Rondônia