Comissão de Segurança discute amparo legal de servidores das polícias

Trabalho de forças policiais têm peculiaridades, como escalas e situações de perigo.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (17) audiência pública sobre a carreira dos servidores da polícia. “É fundamental que as carreiras policiais tenham um tratamento constitucional adequado no âmbito estatutário, de regime previdenciário e de pensão, através de garantias que permitam o exercício das atividades próprias de polícia com independência e segurança”, afirma o deputado Nicoletti (União-RR), que pediu o debate.

Ele lembra que o trabalho da polícia tem peculiares que precisam ser levadas em consideração, como uso obrigatório de arma de fogo e equipamentos menos letais (armas de choque e de gás), trabalho em regime de escala por turnos de revezamento, trabalho ininterrupto e sem hora para terminar em casos de emergência e dever legal de enfrentar o perigo.

“O atual regime previdenciário gera insegurança aos policiais e seus familiares, ao não estabelecer um modelo adequado para os casos de invalidez em serviço ou em razão do serviço, bem como pensão para casos envolvendo acidentes de viaturas, que é um evento que ocorre com certa frequência
durante acompanhamentos táticos”, exemplifica Nicoletti.

A audiência, explica o deputado, é necessária para discutir como melhorar o arcabouço jurídico para reconhecer as atividades peculiares dos policiais.

Debatedores
Foram convidados para debater o assunto com a comissão, entre outros:
– o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Adriano Machado Bandeira;
– o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT-Brasil), Antônio Coelho Neto;
– o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Marcelo Azevedo;
– o presidente da Federação Nacional dos Servidores da Polícia Penal (Fenasppen), Fernando Anunciação;
– o presidente da Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN), Fernando Marinha.

O debate recebeu o apoio do presidente do colegiado, Sanderson (PL-RS), e dos deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Sargento Fahur (PSD-PR), Delegado da Cunha (PP-SP) e Delegada Ione (Avante-MG).

 

 

Por Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *