Juiz ordena que Adélio Bispo siga detido em uma prisão federal

A decisão será encaminhada ao juiz corregedor responsável pela penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde Adélio está preso.

Faltando menos de três meses para o primeiro turno da eleição presidencial, a Justiça decidiu que Adélio Bispo de Oliveira, o homem que tentou matar Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018, deve seguir preso em uma penitenciária federal.

Adélio poderia ser libertado por agora, às vésperas do início oficial da campanha deste ano.

O despacho foi assinado nesta quinta-feira pelo juiz federal Bruno Savino, da cidade mineira de Juiz de Fora, onde ocorreu o atentado. Ele é o responsável pelo processo criminal aberto contra Adélio Bispo pela tentativa de assassinato.

A decisão será encaminhada ao juiz corregedor responsável pela penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde Adélio está preso. O magistrado deverá chancelar o veredicto.

A sentença de Adélio foi assinada por Bruno Savino em junho de 2019. Na ocasião, em razão da constatação de que o agressor de Bolsonaro tem uma doença mental, o juiz aplicou ao caso a figura jurídica da “absolvição imprópria”, pela qual um réu não pode ser condenado.

A pena, então, foi convertida em internação. Àquela altura, Savino determinou que Adélio ficasse em uma prisão federal porque, no sistema prisional comum, ele correria risco de morte.

Ainda de acordo com a decisão, três anos após a sentença uma nova perícia deveria ser realizada para averiguar se Adélio Bispo seguia representando um risco para sociedade — havia, portanto, a possibilidade de ele ser colocado em liberdade imediatamente.

Tanto o Ministério Público Federal quanto o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e responsável pela penitenciária de Campo Grande, se manifestaram a favor de que Adélio seguisse internado em uma prisão federal. Os dois pareceres foram levados em consideração na decisão de Bruno Savino, assinada na tarde desta quinta.

 

 

Por Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *