Insegurança e preocupação: Policiais Penais alertam autoridades sobre cenário caótico no Urso Branco

Diante disso, eles alertam os diretores e demais autoridades competentes, frisam que estão diante de um cenário caótico.

Policiais Penais que atuam no Presídio Provisório Urso Branco de Porto velho/RO faz um alerta aos diretores e demais autoridades responsáveis pelo Sistema de Penitenciário de Rondônia, sobre possíveis caos e cenários caóticos que podem advir devido a fragilidade na segurança por falta de efetivo de servidores. O alerta foi registrado em livro de ocorrência da Unidade para devidas providências.

Segundo relatos, o fato de levar tudo isso a conhecimento da mídia e da população, é que não estão resolvendo o gravíssimo problema, dessa forma, buscam abrir os olhos das demais autoridades constituintes.

Ponto crucial

Na quinta-feira (28) o Urso Branco contou com apenas 06 (seis) Policiais Penais, sendo que 02 (dois) estavam nas guaritas de segurança e a entrada da unidade ficou sob a responsabilidade de apenas 01 (umª) servidora, no intuito de amenizar os problemas relacionados ao cumprimento das rotinas da unidade, o armeiro deixou sua base e foi compor a equipe, dois servidores da  identificação também deixaram seus postos e deslocaram-se para o portão interno. O presídio conta em média com uma população carcerária de 530 apenados.

Rotinas diárias

Atividades como; escoltar Oficiais de justiça, advogados, presos em enfermaria, banho de sol, audiências dentre outras rotineiras, afirmam que, costumeiramente os Oficiais de Justiça comparecem na unidade após às 17:00hs para cumprir alvará de soltura e mandados de citações.

De forma que nesse dia não foi diferente, cumpriram 09 (nove) alvarás de solturas e várias citações de presos, oportunidade em que a Oficiala foi até a cela/pavilhão fragilizando ainda mais a segurança, visto que teve que ser escoltada por servidores que deixaram seus postos para fazer a segurança da mesma.

Diante disso, eles alertam os diretores e demais autoridades competentes, frisam que estão diante de um cenário caótico e que pode acontecer sinistros que não podem mensurar a amplitude de suas consequências.

Providências a serem tomadas

Eles solicitam providências no intuito de recompor as equipes de plantão e ainda no sentido de buscar junto a Secretaria de justiça meios para que os servidores possam voltar a realizar 60 (sessenta) horas extras, para manter a Unidade segura e evitar danos maiores.

Finalizam que não há previsão de concurso público para suprir a demanda e o problema da superlotação em unidades prisionais é uma realidade, principalmente no Urso Branco que é a porta de entrada dos detentos da capital e de munícipes adjacentes, e que, não tem outra forma de ser amenizada a não ser com efetivo para guarnecer a segurança dos detentos, servidores e da sociedade em geral.

 

 

Por Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *