3º Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário encerra com participação de profissionais de Segurança Pública

Dos 118 profissionais da Segurança Pública inscritos, 36 passaram no Teste de Aptidão Física, que avalia e classifica as pessoas aptas a participarem do curso.

Na busca pelo fortalecimento da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou na última terça-feira (17), o encerramento do III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário – CIRRC, realizado no Estado.

O CIRRC ministrado em Porto Velho, teve a duração de 20 dias com carga horária de 240 horas. O encerramento aconteceu no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, sendo mais uma capacitação concluída com êxito pela Escola Estadual de Serviços Penais – Esep da Sejus.

Foram ofertadas 71 vagas, sendo 49 para policiais penais da Sejus e 22 vagas para as demais forças de segurança atuantes no Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Penitenciária Federal de Porto Velho, Exército Brasileiro e Departamento Penitenciário Nacional), e mais 13 unidades da Federação.

Nesta edição do curso, dos 118 profissionais da Segurança Pública inscritos, destes, 36 passaram no Teste de Aptidão Física – TAF, que avalia e classifica as pessoas aptas a participarem do curso.

O CIRRC é reconhecido em todo o território nacional devido ao seu alto padrão de instrução, pois submete os participantes à uma intensa rotina de treinos com as mais variadas técnicas de intervenção e operações penitenciárias especiais.

A capacitação contou com disciplinas teóricas e práticas de Lei de Execução Penal; imobilização; direitos humanos; escolta; manuseio de tonfa; intervenção; atendimento pré-hospitalar tático; lon lingt; procedimentos de rotina; instrumento de menor potencial ofensivo; sobrevivência policial; gerenciamento de crise; utilização de escudo; palestra motivacional; noções de patrulhamento rural; de abordagem policial; defesa pessoal; armamento e tiro com espingarda calibre 12; fuzil calibre 5.56 e pistola.

O diretor regional I, Valdomiro Silvino de Melo, destacou a importância desse treinamento para o sistema prisional e para a sociedade. “Essa capacitação torna o sistema penitenciário muito mais seguro e preparado para possíveis sinistros, porém, o interventor é preparado para situações dentro e fora das unidades, fortalecendo a segurança da população e atua ainda com primeiros socorros, podendo auxiliar em acidentes das mais diversas natureza, inclusive afogamentos”, concluiu.

O gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá ressaltou quanto aos ganhos para a sociedade com junção das forças de segurança do Estado, em ações policiais e capacitação, promovida pelo Poder Executivo.

“Essa união de esforços para a realização dos eventos da Segurança Pública é de suma importância, porque juntos conseguimos ser mais eficazes. O objetivo é um só, fortalecer a segurança pública, então se nos unimos para combater o crime, é necessário também a união para termos um preparo técnico proporcional. Assim, nas instruções, esse intercâmbio se faz necessário, pois sabemos que o crime se organiza, logo, precisamos nos unir cada vez mais para combater a criminalidade,” concluiu.

O secretário da Justiça, Marcus Rito, reforçou o trabalho da Sejus na constante busca de capacitação e parcerias. “São cursos como este que a Sejus tem buscado para os servidores, reforçando as parcerias e cada vez mais trazendo o Sistema Prisional de Rondônia para um patamar de profissionalismo, nunca antes alcançado”, finalizou.

 

 

Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *