Policiais penais de MT paralisam greve e buscam negociação com governo

Em Assembleia Extraordinária realizada na sede da Assof, os policiais penais decidiram pausar movimento grevista — Foto: Divulgação

Depois de 19 dias de paralisação, o Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen) decidiu pausar o movimento e tentar nova rodada de negociação com o governo do estado. A decisão foi na tarde desta segunda-feira (3), em assembleia da categoria.

Segundo o Sindspen, a pausa será de dois dias, começa nesta terça (4) e vai até quarta (5). A expectativa da categoria é da realização de reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) para discussão sobre os pleitos da categoria de servidores.

Com o retorno aos postos de trabalho haverá retorno das atividades não essenciais, segundo o sindicato da categoria.

Conforme o presidente do Sindspen, Amaury Neves, a pausa é para demonstrar ao governo a disposição em negociais os principais pedidos da categoria.

A pausa no movimento foi negociada pelo deputado estadual João Batista (Pros). Segundo ele, o governo havia dito que não dialoga com grevistas e defendeu que a pausa é a melhor forma de cobrar uma negociação para o fim do movimento.

Segundo o sindicato, a categoria é composta atualmente por cerca de 2,8 mil profissionais, que atuam nos presídios, cadeias e unidades prisionais.

Os servidores pedem:

  • Recomposição salarial
  • Equiparação com salário das demais forças de segurança do estado

Paralisação

Os policiais penais de Mato Grosso, paralisados desde 16 de dezembro, somam atualmente 2,8 mil servidores, lotados em 46 unidades prisionais e buscam a recomposição salarial dos últimos 10 anos e plano gradativo de equiparação salarial. No início do movimento chegaram a impedir o recebimento de detentos nas unidades prisionais.

O governo chegou a judicializar a greve, mas as sucessivas decisões da Justiça não foram suficientes para por fim ao movimento dos servidores.

 

 

Por G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *