PF e FAB celebram acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações institucionais

O acordo prevê o planejamento de projetos e ações de interesse comum entre as Instituições.

A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta manhã (22/12), em Brasília/DF, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum entre as duas Instituições. O documento que celebra o compromisso foi assinado pelo Diretor-Geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior.

Em seu discurso, o Diretor-Geral da Polícia Federal enalteceu a importância da assinatura do acordo no combate à criminalidade. “A cooperação entre as polícias, os órgãos de controle e os órgãos de defesa nacional é o único caminho viável para fazermos frente ao avanço do crime organizado e, mediante esforço e ações coordenadas, derrotá-lo”, afirmou ele.  Maiurino destacou ainda que a parceria firmada possibilita a interação entre os órgãos signatários e seus servidores, viabilizando o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum. Além disso, será possível compartilhar recursos logísticos, tecnológicos e informações e permitir o treinamento em conjunto de recursos humanos.

O Comandante da Aeronáutica celebrou a cooperação com a Polícia Federal. “Procuramos reforçar a parceria, por meio da institucionalização da nossa cooperação, que visa a realização de ações conjuntas, por meio do intercâmbio de manutenção, do aprimoramento de logística e da capacitação técnica”, salientou.

Participaram, ainda, do ato o Diretor Executivo da PF, Sandro Torres Avelar; o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Luis Flávio Zampronha; o Diretor de Inteligência Policial, Rodrigo Carneiro Gomes; o Diretor Técnico-Cientifico, Nivaldo Poncio; o Diretor de Gestão de Pessoal, Oswaldo Paiva Da Costa Gomide; o Diretor de Administração e Logística Policial, André Viana Andrade; e o Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação, Alessandro Moretti, além de Oficiais-Generais e autoridades convidadas.

acordo pf e fab.jpg

O compartilhamento/transferência de contratos entre a PF e a FAB  e suas vantagens

  • Manutenção de aeronaves – permitindo maior disponibilidade de voo para a PF em razão do uso de softwares especializados de gestão da FAB;
  • Possibilidade de realização de manutenção em determinados níveis com estrutura e mão de obra, melhorando o custo das mesmas;
  • Aumento no número de localidades para pronto abastecimento e reduzindo em torno de 15% o custo por litro em razão do ganho em escala, quando compartilhado com a FAB;
  • Exames médicos de pilotos e tripulantes;
  • Treinamento de pilotos e tripulantes, permitindo a formação a um custo menor;
  • Alimentação em voos;
  • Cartas aeronáuticas e softwares de navegação, cujo ganho pode advir da escala e conhecimento que possui a FAB, permitindo contratos de performance e evitando indisponibilidade de voos por ausência destes requisitos;
  • Hangaragem temporária em localidades que a PF não tem hangar próprio;
  • Contratação de seguros de aeronaves, com redução dos valores, tendo em vista a contratação em maior escala pela FAB;
  • Modernização e retrofit de aeronaves a custos inferiores, em razão do nível de conhecimento técnicos da FAB.
Estima-se que, quando todos estes contratos estejam ajustados, a PF reduza em torno de 15% os custos de operação, em razão da otimização dos modelos de contratação.
Com esta parceria a PF poderá focar os esforços logísticos em aprimoramento e padronização, bem como permitirá o emprego da força de trabalho em outros processos de interesse da PF, gerando menores custos e otimização dos recursos públicos destinados à Polícia Federal.

Por Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *