Em Porto Velho/RO, PRF e RFB realizam Operação Integrada

Foram fiscalizadas 5 lojas atacadistas e varejistas, resultando na apreensão de aproximadamente 5 toneladas de vestuários diversos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia compôs força tarefa com servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) em uma operação temática realizada na cidade de Porto Velho, entre os dias 17 e 19 de novembro. A equipe da RFB foi composta por profissionais lotados nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia, destacados especificamente para a presente missão.

Nos dois primeiros dias, o foco das atividades foram intercâmbio de informações, discussões sobre doutrinas e instruções na área de técnicas de abordagem operacional. As ações práticas foram realizadas nas instalações do Batalhão de Engenharia de Construção (5° BEC) e contaram com a participação de militares daquela unidade.

Encerradas as demandas administrativas, na sexta-feira (19), ocorreu, na área urbana da cidade uma grande operação de combate à contrafação (falsificação de marcas famosas), na qual houve flagrantes pelo crime de contrabando. Foram fiscalizadas 5 lojas atacadistas e varejistas, resultando na apreensão de aproximadamente 5 toneladas de vestuários diversos.

Segundo os servidores da Receita Federal, cabe destacar que a venda de produtos falsificados prejudica comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade e procuram cumprir com suas obrigações tributárias corretamente. A prática de sonegação de impostos pela venda de mercadorias irregulares reflete na redução da arrecadação aos cofres públicos, recursos que poderiam ser utilizados nas áreas da saúde, educação e infraestrutura do país, além de desmotivar o investimento externo e minar o desenvolvimento do País. Da mesma forma, nesses produtos clandestinos há notória violação de direitos dos consumidores e autorais, sendo importante ainda apontar que tal prática é recorrentemente utilizada para financiamento do crime organizado e lavagem de dinheiro.

Integração: esta é a palavra que direcionas as ações das instituições subordinadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Departamento de Polícia Rodoviária Federal, representado nesta oportunidade pelos servidores da SPRF/RO realiza, de forma contínua, ações integradas com outros órgãos governamentais, das mais diversas áreas, com objetivo de entregar a sociedade a excelência em segurança pública pela qual somos conhecidos.

Por PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *