SEJUS pede providências acerca de vídeo gravado por delegado sobre fuga no Presídio de Ariquemes

A SEJUS entendeu que tal vídeo causou desproporcionalmente tumulto na sociedade, refletindo, inclusive na imagem institucional do órgão e dos Policiais Penais.

O Secretário de Estado da Justiça – SEJUS, Marcus Rito, encaminhou um Ofício ao Delegado Geral da Polícia Civil de Rondônia, Samir Fouad Abboud, pedindo providências acerca de um vídeo divulgado pelo Delegado Rodrigo Camargo, noticiando sobre uma fuga no Centro de Ressocialização de Ariquemes.

No Ofício, o Secretário diz que o Delegado divulgou um vídeo relatando que houve uma tentativa de fuga em massa no Centro de Ressocialização, dizendo que o número de presos foragidos “superava a dez”.

Conforme o Ofício, ao contrário do que foi equivocadamente divulgado pela autoridade policial, houve, na verdade, tentativa de fuga de 13 presos, sendo que 07 (sete) foram detidos ainda na área interna do pátio do Presídio pelos policiais penais e 02 (dois) nos arredores da unidade, logrando, fuga, portanto, 04 (quatro) apenados.

O Secretário disse que, a informação distorcida dos fatos e repassada às pressas e de maneira precipitada pelo Delegado Regional Rodrigo Camargo, causou preocupação desproporcional na população não só de Ariquemes, mas, também, nos habitantes da região e de Porto Velho.

Disse também que é sabido que a Secretaria de Estado da Justiça é o Órgão responsável por custódia de pessoa presa, e por corolário legal e lógico, as informações devem ser, ab initio, repassadas pela própria SEJUS, a qual detém informações precisas e emite notas oficiais a respeito. É imperioso relembrar que há informações, inclusive, que possuem caráter de cunho estratégico, sob o aspecto da inteligência penal, a qual, muitas vezes não permite que determinadas notícias sejam repassadas de imediato, porquanto, é de curial conhecimento que, nesse ínterim, medidas operacionais são adotadas.

O Secretário relembrou que, embora no período da tarde tenha sido divulgado outro vídeo em que o Delegado Regional cita que houve uma “atualização das informações” e informa que o quantitativo de foragidos corresponde à 04 (quatro), cabe destacar que a informação no primeiro vídeo de 10 (dez) foragidos nunca foi verídica para ser “atualizada” posteriormente. O prejuízo de comunicar à sociedade informações inverídicas e imprecisas já havia sido realizado pela rápida difusão do vídeo em redes sociais e grupos de whatsapp.

Nesse sentido, a Secretaria solicitou ao Delegado Geral que emita nota oficial ou ato que entender correspondente em que esclareça a divulgação equivocada dada pelo Delegado de Polícia Rodrigo Camargo, apresentando, na oportunidade, a verdade dos fatos: 04 foragidos e 09 (nove) recapturados ainda no momento da tentativa de fuga.

Por fim, a SEJUS por entender que tal vídeo causou desproporcionalmente tumulto na sociedade, refletindo, inclusive na imagem institucional do órgão e dos Policiais Penais perante à população, solicitou ainda, que, caso a nobre Polícia Civil de Rondônia entenda pertinente, para que se instaure procedimento correspondente para avaliar a conduta do delegado.

 

 

Por Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *