Presídio de Ariquemes: Preso foi armar rede e parede caiu, disse promotor de justiça

“A unidade fez quatro anos em junho, mas quando você entra lá, tem a impressão que o local já tem uns 15 anos.” Disse o promotor Tiago Lopes.

Caos na estrutura arquitetônica

O Centro de Ressocialização de Ariquemes é tão precário que recebeu diversos nomes por parte de servidores e da sociedade em geral, como; “castelo de areia”, ‘casca de ovo” e “hotel de férias”, o Centro de Ressocialização desde sua inauguração tem causado muita dor de cabeça à toda sociedade em geral, além de várias denúncias por parte de servidores, políticos e demais autoridades ligadas ao poder judiciário, que tentam buscar uma solução definitiva para evitar tantas fugas de presos de alta periculosidade.

Apesar do Presídio ser bastante novo inaugurado no ano de 2017, já soma com mais de 20 fugas, fora as tentativas evitadas pelos Policiais  Penais, a precariedade na estrutura já havia sido alertado pelos servidores da Unidade antes mesmo da inauguração, apesar deles não serem especialistas em obras arquitetônicas, engenheiros ou arquitetos, contaram apenas com suas experiências em trabalhos nas Unidades Prisionais, revelaram as autoridades responsáveis os pontos frágeis e vulneráveis, mas infelizmente não deram ouvidos aos que entendem sobre a segurança do Sistema Penal.

Nossa redação apurou que todos esses problemas não está ligado apenas na parte estrutural, mas um dos principais está ligado a superlotação de apenados e a falta de servidores que é bastante precário, desde a inauguração o Presídio precisa receber reforços de Policiais Penais de outros municípios como; Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

O que as autoridades falam do Centro de Ressocialização de Ariquemes

Os deputados estaduais de Rondônia tem cobrado constantemente uma solução dos problemas, para que a Secretaria de Justiça – SEJUS trace algum plano para por um fim nas fugas, além da valorização desses servidores que realizam um trabalho árduo e que não recebem a devida atenção por parte do governo.

O delegado da Polícia Civil Adriano Camargo, disse que nos dados  consta 122 foragidos em um intervalo de 04 anos. Alertou se não for tomada alguma providência urgentemente, novas fugas acontecerão.

O promotor de Justiça de Ariquemes, Tiago Lopes Nunes, disse algo assustador, que a unidade fez quatro anos em junho, mas quando você entra lá, tem a impressão que o local já tem uns 15 anos, diante de tantos problemas estruturais, já teve caso em que um preso foi  armar uma rede e quando foi deitar, a parede caiu.

O promotor também afirmou que essa situação de Ariquemes é muito complexa. Disse que é um problema que envolve muitas instituições e não existe uma forma de resolver essa situação rapidamente e a longo prazo é necessário construir uma nova unidade.

Convocações do Secretário e cobranças quanto a valorização da Polícia Penal

Conforme apurado, os servidores da Polícia Penal amargam há mais de 10 anos sem nenhum tipo de reajuste salarial, nem ao menos a recomposição inflacionária prevista no artigo 37, X, da Constituição Federal (CF/88) – revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

Recentemente o governo de Rondônia concedeu reajustes salariais às Polícias, beneficiando apenas as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar, deixando apenas a Polícia Penal de fora, com isso, causando revolta por parte dos servidores que acharam uma injustiça e descaso total, levando a crer que o governador do Estado coronel Marcos Rocha tem levado a categoria pelo lado pessoal, pois nada justifica a valorização de todos os servidores da segurança pública e esquecer apenas de uma. Além de que o governador já foi secretário da SEJUS e conhece todos os problemas de perto, sabe dos anseios e do que a categoria realmente precisa, fora as promessas que ele fez durante as campanhas eleitorais alegando que iria valorizar esses servidores.

O secretário da SEJUS, Marcus rito, já havia sido convocado na última terça-feira (24) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia para prestar esclarecimentos quanto aos problemas do Presídio de Ariquemes, além de outras autoridades, o secretário compareceu e se comprometeu mais uma vez em solucionar o grave problema.

O Secretário foi convocado mais uma vez pelo então deputado estadual Jair Montes (AVANTE), para comparecer na ALE/RO no próximo dia 31 de Agosto de 2021 às 15:30h, para esclarecimentos quanto a regulamentação da Polícia Penal e PCCR da categoria.

 

 

Por Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *