A Polícia Federal cumpriu, no dia de hoje (31), na cidade de Fortaleza/CE, um mandado de prisão preventiva expedido contra um homem envolvido na invasão cibernética ao sítio eletrônico do Supremo Tribunal Federal.
A prisão é decorrência da segunda fase da OPERAÇÃO LEET, deflagrada no dia 11/08, durante a qual foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e Ceará.
A análise do material apreendido nos autos do inquérito policial levou à identificação de elementos de prova que, além de confirmar sua participação nos ataques ao STF, demonstrou que o investigado rotineiramente praticava crimes cibernéticos contra instituições públicas e privadas. Apenas para exemplificar, ele já havia sido alvo da Polícia Federal na operação CAPTURE THE FLAG, deflagrada pela PF em 26/06/2020, que investigou a invasão de bancos de dados de órgãos públicos e a divulgação das informações obtidas ilicitamente na rede mundial de computadores.
O investigado responderá, na medida de suas participações, pelos crimes previstos nos artigos 154-A, §3º e 288, ambos do Código Penal, com penas que, somadas, podem chegar a cinco anos de reclusão.
*O termo LEET, também conhecido como eleet ou leetspeak, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na internet. Se utiliza de várias combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino. É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos on-line e em sua forma original, usada por hackers de computador.
Comunicação Social da PF