Geraldo da Rondônia tem mandato cassado por financiamento ilícito da campanha eleitoral

Geraldo da Rondônia — Foto: Facebook/Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) decidiu cassar o mandato do deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) por uso de financiamento ilícito na campanha eleitoral de 2018. Os votos foram unânimes durante sessão realizada na quinta-feira (19).

A denúncia, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-RO), alega que o deputado fez empréstimos e utilizou entidades que estavam em seu nome com a finalidade de arrecadar dinheiro para a conta eleitoral.

Como forma de dificultar o rastreamento dos recursos, Geraldo teria realizado várias transferências entre contas bancárias pessoais de valores que posteriormente teriam sido doados à própria campanha.

Além disso, o MPE cita a emissão de cheques nominais e créditos destinados à conta da campanha. Alguns estavam direcionados diretamente ao deputado e outros sacados por funcionários de empresas onde Geraldo é sócio.

Ao todo são R$ 165 mil de recursos que não possuem origem identificada. Diante dos fatos, os magistrados decidiram por cassar o diploma do deputado.

Em nota enviada para a Rede Amazônica, Geraldo da Rondônia informou que vai recorrer da decisão, em âmbito federal, e diz que acredita que “a justiça será feita”.

Conflitos

O deputado Geraldo da Rondônia foi eleito em 2018 e durante o mandato esteve envolvido em polêmicas. Em dezembro de 2020 uma bailarina o denunciou por lesão corporal, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Na época ele negou as informações e disse que não compactua com violência.

Já no início deste ano, Geraldo foi novamente denunciado, dessa vez por desacato contra profissionais da saúde. Ele teria invadido o Hospital Municipal de Ariquemes, além de entrar, sem autorização, na ala onde estavam internados pacientes da Covid-19, usando a máscara incorretamente.

 

 

Por G1 RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *