Três exemplares de cães foram entregues pelo governo do Estado, por meio da Polícia Militar, na última quarta-feira, ao canil do 2º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Tiradentes, em Ji-Paraná. São cães da raça Pastor Alemão e ficarão no 2º BPM, os cães Zulu e Escopeta e para o 11º BPM, seguirá o Calebe.
O comandante-geral da PM, coronel Alexandre Almeida, que acompanhou a entrega dos cães, explicou que dois são de emendas parlamentares, liberadas pelo governo do Estado e um adquirido por meio do Funrespom – Fundo de Reaparelhamento da Polícia Militar. Este será enviado ao 11º Batalhão na cidade de São Miguel do Guaporé.
O coronel Almeida explicou da importância dos cães nos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar. A utilização dos cães, disse ele, nos dá grande avanço nas buscas em diversos meios de ocultação de drogas.
Carros, motos, ônibus e outros. “Como cinotécnico que sou, vim prestigiar a entrega dos cães”, altamente adestrados e preparados pelo adestrador Janott, e vejo que a Polícia Militar de Rondônia está preparada para grandes operações de fronteira, policiamento diário ou com policiais da tropa de Choque. “Agradeço ao governador coronel Marcos Rocha, pela liberação da emenda do deputado estadual Laerte Gomes, para aquisição dos animais.
O uso de cães nas polícias militares e outras forças de segurança são necessários, haja vista seu treinamento e faro apurado, para detectar drogas, explosivos, localizar pessoas desaparecidas e encontrar, também, provas em cenas de crime. “o pastor-belga Malinois tornou-se a primeira escolha para o trabalho policial militar, devido à sua intensa movimentação agilidade e temperamento intenso com elevado impulso de caça”.
Acrescenta ainda sites sobre o uso de cães que “um pastor alemão de uma linhagem de trabalho bem selecionada é tão apto quanto um malinois”.
Fotos: Sargento PM Raicinaluz Coeli
Texto: Lenilson Guedes