Fuga em presídio de Rio Branco termina com um preso baleado e dois foragidos

Ocorrência foi registrada na madrugada desta terça-feira (15). Buscas estão sendo feitas.

Uma fuga no Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC) na madrugada desta terça-feira (15) acabou com um preso baleado. A informação foi confirmada pela Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) ainda deve mandar uma nota.

Eden Azevedo, presidente da Asspen, informou que cerca de 10 presos do pavilhão P fizeram um buraco na cela por volta das 4h da manhã. Dois seguem foragidos, um foi baleado e encaminhado para o pronto-socorro de Rio Branco e o restante foi recapturado. Os policiais seguem fazendo a contagem dos presos nesta manhã.

“O pavilhão é fácil de perfuração porque é de tijolo, quando a chapa é de concreto armado é mais difícil, lá no P tudo é de tijolo, cavaram, tentaram sair e um foi baleado”, conta.

No último dia 8, um plano de fuga foi interrompido por policiais penais no Complexo Penitenciário de Rio Branco, quando encontraram o início de um buraco que estava sendo feito na parede. A ocorrência foi na Unidade de Regime Fechado 1, no pavilhão ‘Q’, cela 24 planejavam a fuga e o plano foi identificado durante procedimento de revista, quando os policiais encontraram o princípio do buraco, na cela onde os dois cumprem pena.

A ocorrência foi na Unidade de Regime Fechado 1, no pavilhão ‘Q’, cela 24 planejavam a fuga e o plano foi identificado durante procedimento de revista.

A associação reforçou ainda que as fugas e tentativas de fuga são constantes.

“O sucateamento da Polícia Penal, com a falta de efetivo, diminuição injustificada do banco de horas e as demais medidas do pacote de maldade implementado pela atual gestão do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), só contribui para o enfraquecimento da Instituição, de seus membros e do sistema prisional em geral”, destaca.

 

 

Por Alto Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *