19 de Junho – Dia do Agente de Segurança Socieoducativo de Rondônia 

Grupo de Escolta Tática (GET) do Sistema Socioeducativo de Rondônia.

Os agentes de segurança socioeducativos realizam suas funções similar a dos policiais penais, muitas das vezes com até mais riscos e menos privilégios em termos de segurança para esses profissionais. Eles exercem atividades de vigilância nos espaços intramuros, escoltas destinados ao atendimento às Medidas Socioeducativas dentre outras.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a internação de menores infratores não tem caráter meramente punitivo, o objetivo maior é garantir sua socioeducação e o agente de segurança socioeducativo tem papel fundamental nessa missão.

Ao mesmo tempo está sempre em alerta com a segurança. A função de agente de de segurança socioeducativo é de extremo risco.

O profissional pode ser tomado como refém em casos de rebelião, está sujeito a doenças contagiosas, devido ao contato direto com os internos, suas roupas e objetos pessoais e também pode desenvolver transtornos físicos e mentais devido à tensão e stress que a função provoca.

O agente socioeducativo tem um papel muito importante e muitas vezes não é reconhecido pelo governo estadual e pela sociedade. A imagem negativa da ineficiência, falta de investimentos e negligência governamental para com a socioeducação reflete contra a categoria.

 

Por Rondoniaemqap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *