Depen e PM realizam simulação do Plano de Defesa em Campo Grande

Ações conjuntas entre as forças de segurança estabelecem a cooperação das diferentes instituições, estimulando o apoio na prevenção à violência e à criminalidade.

Na noite desta quinta-feira (11), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Penitenciária Federal em Campo Grande (PFCG), realizou simulações práticas de segurança envolvendo todos os setores e agentes na unidade prisional. Simultaneamente, equipes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coordenados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), realizaram a simulação do atendimento de uma ocorrência de roubo a banco. As ações fazem parte do treinamento do Plano de Defesa da Capital sul-mato-grossense.

O treinamento na PFCG tem o objetivo de proporcionar o constante aperfeiçoamento das técnicas de combate e defesa aos servidores. O método objetiva estabelecer o procedimento padrão de reação a eventos críticos externos à PFCG, ou seja, todo e qualquer evento que tenha o propósito de atentar contra a segurança da penitenciária.

Já a simulação da Polícia Militar foi realizada em uma agência bancária, na Av. Coronel Antonino. Os PMs ocuparam veículos descaracterizados e atuaram para que a ocorrência chegasse mais próxima da realidade. A atividade visa garantir o preparo dos servidores para operações chamadas de “Novo Cangaço”, que, geralmente, são executadas com emprego de violência e com tomada de reféns para cometimento de crimes contra o patrimônio.

Ações conjuntas entre as forças de segurança estabelecem a cooperação das diferentes instituições, estimulando o apoio na prevenção à violência e à criminalidade, além de garantir o preparo em caso de crises e incidentes, fortalecendo assim o combate ao crime organizado.

 

Fonte: Serviço de Comunicação Social do Depen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *