Depen visita o Pará para reuniões com autoridades locais sobre os homicídios de policiais penais

A Diretora-Geral do DEPEN, Tânia Fogaça, afirmou que o órgão está com ação concentrada de inteligência para apoiar o estado e também ofereceu o pronto emprego da Força de Cooperação Penitenciária.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizou diversas reuniões com autoridades estaduais e federais no estado do Pará, nesta quinta-feira e sexta-feira, para tratar de assuntos relacionados à segurança dos policiais penais dentro e fora das penitenciárias estaduais.

Os representantes do Depen, Marcio Magno Carvalho Xavier, Diretor de Inteligência Penitenciária e Marcelo Stona, Diretor do Sistema Penitenciário Federal, estiveram em reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública e de Defesa Social-SEGUP, Ualame Fialho. Na oportunidade, foram colhidas informações sobre as medidas adotadas para apuração dos fatos ocorridos, bem como trocadas informações sobre o enfrentamento à criminalidade organizada. Participaram da Reunião o Del. Carlos Andre, Secretário de Inteligência e Análise Criminal, Cel. Haymam, Comandante Geral do Bombeiro.

Os representantes do Depen se reuniram, ainda, com o Superintendente da Polícia Federal no Pará, Wellington Santiago, com o Chefe Substituto da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Alexandre Ferreira Brabo e com o Chefe do Setor de Inteligência Policial, Udson Fernandes de Souza.

visita pará 04Na sequência de reuniões, os representantes do Depen encontraram-se, também, com o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos. Estavam presentes o Diretor da Central Integrada de Monitoração Eletrônica, André Margalho, Del. Samuelson Igaki, Assessor de Segurança Institucional da Seap, o Tenente Coronel Vicente Neto, Comandante do COPE – Comando de Operações Penitenciárias e Ringo Alex Frias, Diretor de Administração Penitenciária do Pará, além do Corregedor do Interior, Dr. Bruno Costa Pinheiro de Sousa.

Por fim, na agenda de reuniões, foi incluída visita ao Fórum criminal, Vara de Execuções Penais- RMB, onde os representantes reuniram-se com o magistrado da VEP, Juiz Deomar Alexandre. Na oportunidade foram discutidas inclusões de internos no Sistema Penitenciário Federal.

O objetivo foi colher maiores informações sobre a atual realidade que o Estado tem enfrentado e os desafios da execução penal na região paraense, além de esclarecimentos sobre as formas de apoio e recentes formas de integração das forças de segurança para combate ao crime organizado instituídas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – Forças-Tarefas SUSP.

visita pará 03A Diretora-Geral do DEPEN, Tânia Fogaça, afirmou que o órgão está com ação concentrada de inteligência para apoiar o estado e também ofereceu o pronto emprego da Força de Cooperação Penitenciária, caso seja necessário.

 

Fonte: DEPEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *