Governo de Rondônia inaugura Centro de Treinamento da Polícia Penal e oferece curso com métodos de referência nacional

O Centro de Treinamento foi batizado com o nome de Thiago Alfaia dos Santos em homenagem a este servidor, policial penal que, em vida, foi exemplo para a corporação, em especial ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE.

O Governo de Rondônia dá um salto na profissionalização e fortalecimento da segurança dos estabelecimentos penais com a inauguração do Centro de Treinamento da Polícia Penal (CTPP) ocorrida na manhã desta quinta-feira (10). A estrutura construída utilizando 100% de mão de obra apenada, comporta a princípio dois espaços para instrução e stand de tiro, e já inicia a capacitação com o curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH), utilizando métodos de referência nacional.

‘‘A concepção desse centro foi gerada na época quando o governador Marcos Rocha era secretário de Justiça, e o planejamento foi seguido, e agora nós temos o primeiro Centro de Treinamento da Polícia Penal do Estado que vai possibilitar com que Rondônia tenha cada vez mais o policial penal capacitado e preparado para fazer aquilo que a sociedade espera que é colaborar para um sistema penitenciário mais eficiente’’, afirma o secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito.

Ainda de acordo com o secretário, o Centro faz parte da política de Governo do coronel Marcos Rocha focada na diretriz de melhoria do Sistema Penitenciário e também da valorização do servidor penitenciário. Marcus Rito destaca também que a ideia é que a estrutura se torne ainda mais completa, incluindo futuramente quadra poliesportiva, academia, alojamento, a sede da Escola Estadual de Serviços Penais e simulação de penitenciária para treinamento dos policiais.

A solenidade de inauguração do Centro foi prestigiada pelo superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, que como policial penal de carreira acompanha e apoia o fortalecimento do sistema.

‘‘Estou muito feliz em ver esse sonho realizado, agradeço ao nosso governador Marcos Rocha que ainda como secretário deu autorização para que isso acontecesse, e a partir daí juntamos força dos policiais penais que se envolveram com essa ação, e agora temos esse Centro que vai ajudar na qualificação de nossos policiais’’, considera.

O Centro de Treinamento da Polícia Penal é composto inclusive de stand de tiro.

Segundo a Sejus, o Centro de treinamento foi um trabalho realizado em conjunto com Governo do Estado, que contou com apoio inclusive, do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), que fez a terraplanagem e ainda com recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil do deputado estadual Anderson Pereira.

O centro está localizado na Estrada da Penal, após o Centro de Detenção Provisória (Antigo Urso Branco).

CAPACITAÇÃO
O primeiro curso a ser aplicado no novo espaço é o de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH), focado na intervenção rápida em recinto carcerário.

O curso tem carga horária de 20 horas e será direcionado para servidores que atuam em intervenções táticas, para que desta forma consigam operar em ambientes hostis como rebeliões e motins.

A diretora da Escola Estadual de Serviços Penais da Sejus, Ana Cláudia Serafim Campos, explica que o curso é voltado para emergências médicas em combate e será ministrado por três instrutores de Santa Catarina. ‘‘Quando algum servidor ou apenado for acometido por algum incidente de emergência médica, eles vão saber atuar para salvar vidas’’, afirma.

O Centro funciona na Estrada da Penal, após o Centro de Detenção Provisória (Antigo Urso Branco).

Ela ainda contou que os policiais penais, antes precisavam solicitar de outros órgãos espaço para o treinamento, e agora é um grande ganho ter um local específico para a capacitação deles. A escolha por instrutores de Santa Catarina também foi justificada. ‘‘Foi feita visita técnica a Santa Catarina para conhecer os cursos que eram aplicados e pela capacidade técnica existente e por isso foram convidados os instrutores para ministrar o curso em Rondônia’’, garante.

De acordo com o instrutor e policial penal de Santa Catarina, Valdenir Feder, o curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático foi instituído na Secretaria desde 2013 após diversos anos de busca das melhores referências do país, e é aplicado na formação inicial dos policiais e também em formação continuada.

O curso será realizado em dois dias para cada uma das três turmas de 16 alunos, sendo a primeira turma capacitada nos dias 10 e 11, a segunda nos dias 14 e 15 e a terceira nos dias 16 e 17.

”No primeiro dia será repassada a parte teórica e no segundo dia haverá os simulados da área de escolta e intervenção dentro e fora da cadeia. Esse curso capacita o policial penal a realizar atendimento a vítima em confronto armado seja em rebelião dentro da unidade prisional ou na escolta externa no transporte de presos, pois são situações que muitas vezes a equipe convencional como Samu e Corpo de Bombeiros não conseguem adentrar devido o confronto, assim o policial penal poderá atender internos dos sistema prisional ou mesmo colega de trabalho’’, informa.

Rondônia dá um salto na profissionalização e fortalecimento da segurança dos estabelecimentos penais.

O instrutor ainda avaliou como positiva a iniciativa do Governo de Rondônia com a inauguração do Centro de Treinamento. ‘‘Rondônia está de parabéns, é uma excelente estrutura, observamos que ao longo dos anos estão trabalhando fortemente com a questão da educação e investindo cada vez mais. Isso demonstra que estão no caminho certo, percebemos esse desenvolvimento e o futuro com certeza será brilhante’’, considera Feder.

HOMENAGEM
De acordo com a Sejus, o Centro de Treinamento foi batizado com o nome de Thiago Alfaia dos Santos em homenagem ao servidor, policial penal que, em vida, foi exemplo para a corporação, em especial ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE, onde atuou com destaque em sua prontidão e prestatividade.

Thiago também contribuiu na fase inicial da construção do CTPP. A esposa do policial homenageada compareceu à solenidade e recebeu uma réplica da placa de inauguração do Centro.

Esposa de policial penal que dá nome ao centro foi presenteada com réplica da placa de inauguração.

 

 

Fonte:
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia / Edição: Rondoniaemqap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *